Animais Exóticos de Companhia

Nem todo mundo procura criar gato ou cachorro. Há pessoas que dão preferência a aqueles que são exóticos e raros como algumas aves, aranhas, roedores e cobras. Porém, nem todos são possíveis de serem criados por haver a proteção para o animal realizado pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Os animais que não são ilegais no Brasil (contanto que tenha autorização do IBAMA) e no resto do mundo são: Gerbil, Chinchila, Teiú, Jiboia Vermelha, Sagui, Hedge, Geckos, Fennec, Sugar Gliders e Cacatua. Apesar de não serem muitos e existirem tantos outros animais que são de interesse de muitas pessoas, o IBAMA muitas vezes pode dar a autorização da criação do animal desejado e, por vezes, isso demanda paciência e dinheiro. E, além do mais, é aconselhável que estes animais sejam domesticados desde pequenos pois a mudança drástica de ambiente iria estressa-los e trazer problemas.
É impossível legalizar um animal que tenha sido comprado de um lugar que não seja autorizado pelo IBAMA. Caso haja a realização da compra, é considerado tráfico de animais. Então, preste atenção antes de realizar a compra ou adoção e peça a prova de que o criadouro é legal.
Se a sua intenção de adotar ou comprar um animal exótico é apenas pela popularidade e mistério que eles dão, evite o ato. Estes animais, uma vez criados em ambiente doméstico, serão incapazes de viver sozinhos lá fora.

 

Então é preciso ter a responsabilidade de dar o respeito e atenção necessária para o animal.

 

Entenda as particularidades deles: Uns serão mais sociáveis e outros não serão, então, antes de qualquer ação para adquirir o animal, é preciso pesquisa e certeza. Depois de adquirir é preciso sempre lembrar de ir ao veterinário para a realização de consultas e vacinas. É de extrema necessidade para a saúde e bem-estar do animal.
É preciso alertar também se há compatibilidade com crianças. Se planeja ter filhos, melhor escolher um que se encaixe no seu perfil. Se há outros animais, é preciso estudar se há compatibilidade com eles também. Alguns animais podem ser venenosos não para nós, mas para outros e isso causaria muitos problemas que serão evitados se a escolha for feita com cautela.
Todos eles têm dietas especiais e precisam ser estudados a finco para dar a melhor alimentação para seu futuro animalzinho. Caso em dúvida de um animal em especifico, é necessária a visita ao veterinário o mais rápido possível para ele te dar todo o cronograma alimentício necessário. Além da alimentação, existe a acomodação. Cada um precisa de algo em especifico para se sentirem confortáveis e sobre isso, o veterinário saberá também como melhor guiar.
Existem diversos tipos de animais exóticos que podemos criar como pet.

 

Alguns deles são estes:
Sagui tufo branco

 

 

Tamanho: é o macaco de menor porte existente, chegando a ter, em média, 10cm de altura.
Tempo médio de vida: vivem em média 10 anos.
Temperamento: são dóceis, brincalhões e amigáveis.
Cacatua 

cacatua

Tamanho: Medem cerca de 80 cm de altura.
Tempo médio de vida: podem chegar a viver 80 anos.
Temperamento: São bastante amorosas, inteligentes e elegantes. Precisam de muita atenção diária, chegando a ser mais que um cachorro.
Observações a mais: É nativo da Austrália e outras regiões do pacifico.
Chinchila

chinchilla d

Tamanho: 20 a 26cm de corpo e 10 a 18cm de cauda.
Peso: De 80 a 300 gramas.
Tempo médio de vida: de 10 a 20 anos.
Temperamento: Silenciosos, com hábitos noturnos, dóceis, de fácil adaptação ao dono e gosta de realizar escaladas.
Furão(Ferret)

ferretFeatured
Tamanho: chega de 40 a 50cm de altura.
Peso: de 3 a 5kg.
Tempo médio de vida: 10 anos.
Temperamento: Agitado, animado, curioso e brincalhão. Costumam se enfiar em todos os lugares da casa e a comer o que não deve, então, é preciso ter atenção. Eles podem chegar a ser noturnos e diurnos.
Observações a mais: Não podem viver em locais que passem de 30 graus e nem ao frio extremo, pois podem chegar a morte.
Jiboia Vermelha

jiboia

Tamanho: 1,80m.
Peso: 900 a 1400 gramas.
Temperamento: Reservados, tímidos, tem hábitos noturnos, são pacíficos e extremamente lentos.
Observações a mais: gostam de ficar em troncos, pedras e arbustos.

 

Iguana

Tamanho: 170cm de comprimento.
Tempo médio de vida: de 10 a 13 anos.
Observações a mais: São ovíparos e possuem excelente sistema de visão e se comunicam com a mesma espécie através dela. São sensíveis a temperaturas extremas.

Tarântula ou Aranha Caranguejeira

Tamanho: de 20 a 30cm.
Tempo médio de vida: fêmeas chegam a 20 anos, enquanto machos a 7 anos.
Temperamento: São noturnas e solitárias.
Observações a mais: Não são venenosas para humanos, mas podem ser para algumas espécies de mamíferos.
Coruja

As Corujas e Suas Esp%C%Acies

Tamanho: 30 a 38cm.
Tempo médio de vida: 27 anos.
Temperamento: São fiéis ao dono e são tranquilos.
Observações a mais: Sua imagem é muito utilizada para simbolizar sabedoria.

 

[quote font_size=”12″ bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”]Conheça mais sobre o Portal de Notícias Mundo Pet & Vet http://www.mundopetevet.com.br[/quote]

Leave a reply