Artrite em Cães – Doenças Articulares

Artrite em cães

doencasarticularesemcaes

Muitos cães com a idade desenvolvem rigidez e sentem muita dor em suas articulações. No entanto, há diversas maneiras de retardar o desenvolvimento da artrite e dos sintomas.

A palavra “artrite” vem do grego: “arthro”, que significa conjunta, e ‘ite’, que significa inflamação, de modo a artrite é a inflamação das articulações. Existem muitas causas de artrite em cães, desde infecções a doenças mediadas pelo sistema imunitário.

No entanto, o tipo de artrite em que mais pensamos quando ouvimos o termo é a doença relacionada com a idade que causa rigidez e dor nas articulações em cães idosos.

O QUE PROVOCA ARTRITE?

Artrite começa quando a cartilagem articular que cobre as extremidades dos ossos se deteriora. Conforme a doença progride a degeneração causa mais dor e rigidez.

Por que a cartilagem se deteriorar em primeiro lugar?

Existem várias causas:

• Doenças congênitas das articulações como quadril ou displasia do cotovelo.
  • Lesão articular ou ligamento que faz com que o movimento articular de forma anormal.
  • Idade e obesidade.Cães mais velhos são mais propensos a degeneração articular, e se o seu melhor amigo canino estiver com excesso de peso, ele vai acelerar este processo.

OS SINTOMAS DA ARTRITE EM CÃES

Se o seu cão começa a desenvolver artrite, a primeira coisa que irá notar é que ele está mancando. A dor é muitas vezes pior quando ele se levanta de manhã, ou quando o tempo é particularmente frio. Conforme a doença progride mais ele irá restringir as atividades habituais, como subir no sofá, caminhar por muito tempo.

Alguns cães até mordem o próprio corpo para obter alívio, e isso pode até ser confundido com um problema de pele.

TRATAMENTO DA DOR DA ARTRITE

Primeiramente aliviar a dor e em segundo lugar para voltar a articulação para um estado mais saudável possível.

Existem várias opções de tratamento que podem ajudar o seu cão desde suplementos que ajudam e protegem a cartilagem articular e retardam a sua deterioração e medicações anti-inflamatórias e analgésicos, dieta e sessões de fisioterapia e acupuntura tudo para tentar dar uma vida mais confortável.

Nunca dê o seu cão qualquer medicamento que não tenha sido prescrito pelo seu veterinário, porque se não for administrado corretamente eles podem deixar o animal doente.

Para aumentar a qualidade de vida e tornar a vida do seu cão mais confortável o ambiente deve estar preparado para as condições do seu cão. Por exemplo, se você tem escadas que levam até a sua casa, dar-lhe uma rampa para que ele possa subir mais fácil e pisos antiderrapantes.
A artrite é uma doença progressiva e infelizmente sem cura. Apesar disso, o seu cão não precisa sofrer de dor nas articulações.

Uma combinação de perda de peso, medicamentos, suplementos e modificação ao seu ambiente de vida lhe permitirá desfrutar de uma boa qualidade de vida.

O Hospital Veterinário Saúde (HVS) foi inaugurado em São Paulo, em dezembro de 2015, um sonho realizado com o crescimento da Clínica Veterinária Recanto dos Bichos Saúde com o propósito de oferecer cada vez mais serviços para nossos clientes.

Serviços do Hospital Veterinário: