Cão resfriado? O que fazer com o meu pet?

Se você achava que gripe é coisa de humano, se enganou! Os pets são tão quanto ou até mais sensíveis que nós e podem pegar o chato resfriado em cão. Além de correr para o Hospital Veterinário é importante entender alguns cuidados como: prevenção, primeiros cuidados, sintomas entre outros. Continue lendo este texto e saiba o que fazer quando o seu pet está gripado. Afinal, saúde animal é assunto sério!

Mas afinal, o que é o resfriado em pet?

O termo correto para a doença por vírus e bactéria que deixa que deixa o cão resfriado é traqueobronquite infecciosa canina ou tosse dos canis. Se não tratado adequadamente, o resfriado pode chegar a se tornar uma sinusite e em casos mais graves pode se tornar uma pneumonia. Por isso é bom ficar de olhos nos sintomas e, se for o caso de um resfriado é essencial a ida à um Hospital Veterinário.

 

Descubra os sintomas do resfriado canino

 

Os sintomas de um cachorro resfriado são basicamente os mesmos que os nossos. Aos cães que convivem de forma mais próxima da família, como aos que vivem dentro de casa, dormem na cama dos donos se torna muito mais fácil para a família conseguir perceber os sintomas.

 

O primeiro sintoma que você pode notar é a mudança de comportamento! Se você se sente mais desanimado ao ficar gripado, saiba que o seu pet sente o mesmo. As brincadeiras e até mesmo as “artes” do cão se anulam com a gripe.

 

Logo após vem a tosses e os espirros. Quando começar com este sintoma já dá para perceber que o seu pet precisa ir à uma Clínica Veterinária. Um sintoma mais grave é a febre que exige que você encaminhe de imediato o cãozinho para um Hospital Veterinário.

 

Corra daquelas soluções “mágicas” caseiras com chás, o organismo de um animal funciona totalmente diferente do nosso, logo, os cuidados e medicação são diferentes, por isso a importância de um veterinário responsável pelo caso.

 

Um resfriado não cuidado pode até ocasionar uma pneumonia no seu pet, por isso a importância de perceber logo os primeiros sinais e correr para um Hospital Veterinário.

 

Como prevenir uma gripe do seu pet?

 

O primeiro passo para prevenção do resfriado no seu cão são as vacinas. A primeira é a intranasal, na qual se coloca o conteúdo da vacina dentro das narinas do cão. A segunda opção é a vacina injetável aplicada duas vezes em um período de intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. A segunda protege o cão por um ano.

 

Lembre-se que a gripe é transmitida pelo ar e secreção nasal, então cuidado com a interação entre os cães, entre cães que convivem na mesma casa, nos passeios, em parques ou no encontro da família em que possam entrar em contato e acabar pegando ou transmitindo a gripe para o seu pet ou para outros cães.

 

Outra dica importante para cuidar do seu pet é não dar banho nos dias mais frios, evitando ainda mais a umidade e o frio que os cães sentem nessa época. Como não é viável apenas não dar banho nos cães no inverno, escolha um período do dia que seja mais quente para dar o banho. A tosa deve ser evitada no inverno, pois o pelo vai aquecer o cão.

 

E se o seu cão não vive dentro de caso, capriche no abrigo bem quentinho e roupinhas que aqueçam. Assim não há espaço para a gripe!

 

Saiba os principais tratamentos para a gripe canina

 

Agora que você já sabe os sintomas, o que fazer para prevenir e entendeu o que é a gripe em cães vamos para os tratamentos:

 

  • Antes de mais nada é importante que você saiba que o primeiro procedimento é encaminhar para um Hospital Veterinário e somente lá ele poderá ser medicado, remédios caseiros podem piorar o quadro seu pet e gerar complicações;

 

  • Geralmente o uso de antibióticos é uma saída cabível nos quadros de gripes em cães, para que a bactéria perca a força e a imunidade do seu pet volte a ser como antes;

 

  • Atualizar a carteira de vacinas também é importante para que o cão fique ainda mais protegido e imunizado;

 

  • Melhorar a alimentação do seu pet para que ele tenha os melhores nutrientes e aumente sua imunidade diminuindo os riscos de piora do quadro clínico.

 

Este texto foi útil para você? Compartilhe com seus amigos e proteja seu amiguinho, se precisar conte sempre conosco!

 

Nós do Hospital Veterinário Saúde trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.

Leave a reply