Como acabar com pulgas e carrapatos dentro de casa

Quando eles começam a se coçar, na hora a gente já suspeita: é pulga! As pulgas e carrapatos que são tão comuns nos pets podem ser extremamente prejudicial para a saúde, sendo que o carrapato prejudica até o sangue do animal. Separamos algumas dicas de como acabar com pulgas e carrapatos dentro de casa. Continue lendo!

 

Pulga

 

Características

 

– Esse inseto gosta de locais com poeira ou grande circulação de pessoas, como ônibus, cinemas e teatros

– Instala-se em frestas de assoalhos e costuras de carpetes

 

Como eliminar?

 

– Passe aspirador no piso, nos carpetes e rodapés de casa para retirar possíveis ovos. Depois, aplique um inseticida específico e repita o processo mais uma ou duas vezes

 

– Cuide também do seu cachorro e leve-o ao veterinário

 

– Se for a um lugar com mato, use roupas fechadas e repelente

 

A coleira antipulgas só serve para repelir o inseto, e não matá-lo. O produto deve ser usado depois que o animal e a casa já estiverem livres da infestação. O especialista esclarece também que a pulga do cachorro é a mesma que pica as pessoas, ou seja, é mito achar que a pulga do animal é inofensiva ao homem.

 

Sobre a maneira de matar a pulga,  basta espremê-la com os dedos, mas reforça que o melhor mesmo é passar um inseticida no ambiente e produto veterinário no animal.

 

 

Ao todo, uma pulga adulta põe de 25 a 30 ovos por dia. E apenas 5% desses animais no ambiente são adultos – os outros 95% são ovos ou larvas. A pulga também é capaz de pular até 30 vezes a sua altura, ou seja, 30 centímetros. Além disso, é muito resistente: consegue sobreviver sem sugar sangue por mais de 200 dias.

 

Carrapato

Características

– Há dois tipos mais comuns desse ácaro: carrapato estrela (de capivaras e cavalos) e vermelho (de cães). As aves podem ajudar a espalhar o bicho para outros lugares.

 

Como eliminar?

– Aplique inseticida (líquido ou em pó) no ambiente. Se os carrapatos estiverem espalhados, chame uma empresa especializada

 

– Quando o ácaro está no animal e no homem, é preciso tratar os dois

 

– Se for passear no mato, use repelente, botas e evite tocar na grama ou nos animais

 

– Na volta, lave as botas com sabão de coco, seque-as ao sol, tome banho, lave o cabelo e veja se há carrapatos na roupa, na pele ou na cabeça

 

Ao perceber qualquer um desses sinais leve imediatamente o seu cão ou gato no veterinário, as vezes pode ser algo muito mais sério, por isso, todo cuidado é pouco! Fique de olho.

Leave a reply