Depressão em cães

Há quem ache mentira, mas os animais apresentam sim doenças mentais como ansiedade e depressão. E elas são motivadas e se manifestam de forma muito parecida como acontece com nós humanos. A depressão em cães é uma doença silenciosa e exige muita atenção para ser identificada e tratada o quanto antes para que seu bichinho não sofra.
Causas da depressão em cães:

Mudanças na rotina da casa podem parecer sutis para você, mas às vezes para o cachorro pode ser um tornado na vidinha dele. Alguns desses fatores podem ser a causa da depressão em cães:
– A morte de uma pessoa próxima ou de outro animal que convivia com ele.
– O contrário também pode ser motivo: a chegada de um novo membro na família (como um bebê ou outro animalzinho).
– Mudança de ambiente. Principalmente se for de uma casa maior para uma menor, diminuindo o espaço que o cachorrinho estava acostumado a ficar.
– Se o animal ficou doente por muito tempo e tenha afetado seus hábitos e rotinas.

Assim como nos humanos, a depressão aparece por meio de mudanças comportamentais e de humor. A depressão em cães pode apresentar os seguintes sintomas:
– Falta de apetite. O cachorrinho passa a não comer como antes e começa a perder peso.
– Apatia. O bichinho passa o dia todo deitado, mostra desinteresse por brinquedos, petiscos e coisas que antes ele gostava. Os olhinhos ficam baixos e tristes. Não abana mais o rabinho.
– Podem ficar resistentes ao toque, rejeitando até mesmo carinho do dono.
São mudanças drásticas no comportamento e humor do seu animalzinho, mas às vezes, uma vida muito corrida ou agitada pode fazer com que você demore a perceber que seu bichinho não está bem. Por isso dar sempre atenção e carinho ao seu pet é a melhor forma de prevenção contra essa e outras doenças.