Dicas de atividades para gatos

Eles são conhecidos como os desapegados, os independentes, mas contrariando essa forma toda os gatos adoram um carinho e são expert em brincar com objetos baratos. Para aprender melhor como brincar o seu gato e ter mais momentos gostosos entre vocês separamos umas dicas de atividades que vai tirar o tédio do seu lar, confira!

 

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça não é só para entreter e desafiar as crianças. Gatos também podem ter um bom estímulo ao realizar essa brincadeira. E ainda junta o que muitos pets adoram: comidinhas e petiscos .

É bem fácil de fazer e não custa caro. Basta pegar uma garrafa de plástico, colocar os petiscos dentro e manter duas ou três buracos na parte de baixo e manter as comidas no centro, para o animal conseguir pegar as recompensas. A ideia é amarrar um barbante na ponta e pendurar na maçaneta da porta ou em algum outro lugar alto.

A diversão é ele tentar chacoalhar o brinquedo e fazer de tudo para as comidas caírem de dentro. Além de estimular o cérebro, o gatinho ainda treina os músculos.

 

Esconde-esconde de comida

Outra brincadeira de comida bem interessante é esconder um pouquinho de ração em cada parte da casa. Deixe pistas pelo corredor e por todos os cômodos, de preferência em direções aleatórias para exigir mais dele.

É uma forma de mantê-lo ocupado durante um bom tempo e também faz com que ele coma aos poucos, sem engolir tudo de uma vez. Só é um pouco menos indicado se o tutor não estiver em casa porque o pet pode fazer uma certa bagunça.

Adote um companheiro

Apesar de não ser exatamente uma atividade, o fato de o felino ficar sozinho pode prejudicá-lo em vários sentidos. Além de se sentir entediado e solitário, ficar sem companhia por horas pode deixá-lo deprimido. Se couber na sua conta bancária, em casa e no tempo disponível para cuidar, pense em adotar outro gatinho para ficar junto com o seu. Se ele for de raça, o ideal é pegar da mesma ou avaliar a personalidade dele para ver com que tipo de bicho se dá melhor.

Caixa de papelão

Os felinos são fãs das caixas de papelão e o tutor pode transformar um objeto simples e sem valor aparente em um brinquedo divertido. É só construir como se fosse uma casinha, com buracos na lateral e na parte de cima, além de uma “portinha”. Ela pode ser ainda um túnel, um labirinto e até uma cama, basta ter criatividade. Uma boa ideia é pendurar os brinquedos do pet na parte de cima de uma caixa de papelão alta, como se fosse um móbile.

 

Paredes e prateleiras livres

Tem alguma parede livre em casa onde o pet possa brincar? Então pendure uma corda grossa do teto até o chão para criar um espaço de escalada. O gato vai simplesmente amar subir ali. Prateleiras sem nenhum objeto também são bem vindas para eles subirem. E ficam ainda mais interessantes quando estão em níveis diferentes para o gato subir cada vez mais alto.

Visita de passarinhos

Geralmente gatos adoram aves, mas as enxergam como presas e ficam entretidos ao verem passarinhos voando. Por isso, é interessante manter um potinho próprio para alimentá-los no quintal ou na varanda (sempre em um local bem alto, onde o felino não alcance). Assim, sempre que o bichinho vier voando pegar o alimento o gatinho estará entretido. E isso pode ocorrer várias vezes ao dia.

O melhor é colar uma ventosa no alimentador e colá-lo na janela que deve ser mantida fechada e com rede de proteção. Isso evita o contato do gato com as aves e garante a diversão de todos os animais.

 

Essa atividade é bastante indicada para quem deixa o pet horas sozinho – e ainda ajuda os passarinhos a ganharem comidinhas ao longo do dia.

Rato de brinquedo

Hoje no mercado pet já existem vários ratinhos de brinquedo que se mexem sozinhos e fazem até barulho, o que é uma ótima opção para o gato, que costuma ficar horas distraído. Além disso, uma bolinha barulhenta pode fazer o mesmo papel de uma presa para ele – ao perseguir o objeto é como se estivesse pegando um rato.

Bola de lã

Sim, eles adoram passar as unhas na lã e ficar enrolando e desenrolando a bolinha. Procure deixar uma sempre por perto dele ao sair de casa e se possível deixe mais de uma. Talvez seja interessante passar aromas diferentes em cada uma delas para deixá-lo ainda mais entretido. Por exemplo, em uma o tutor pode colocar um perfume, em outra um cheiro de queijo, em uma terceira ainda dá para pôr temperos com aromas agradáveis.

É IMPORTANTE MUITO CUIDADO PARA O GATO NÃO ENGOLIR ESSAS BOLAS !!! 

Bolinha de papel amassado

Parece uma coisa boba e pode até ser para o tutor, mas é simplesmente a alegria de vários gatos. Deixe algumas bolinhas espalhadas pela casa, divididas entre os cômodos, enquanto sai. Para não desperdiçar papel à toa, pegue os já usados para rascunho, por exemplo, e que iriam para o lixo de qualquer jeito.

Sabe aquela lista de supermercado que você já usou e não tem mais utilidade? Ela é uma pode se tornar uma ótima brincadeira de gato!

 

Nós do Hospital Veterinário Saúde trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.

Leave a reply