Dicas de como Descobrir se seu Animal está Doente

animaisdoentesdicasparaproprietarios

O inverno chegou e é comum que seu animal fique doente, mas a maior dificuldade da maioria dos donos é como identificar se seu bichinho de estimação está doente. Vamos trazer aqui dicas de como descobrir se seu animal está doente.

Nessa estação mais fria do ano, é comum que os animaizinhos como os humanos também fiquem doentes, mas é claro que muitos donos não conseguem ter facilidade em identificar que seu animal está com algo de errado em sua saúde.

Com um diagnóstico precoce em seu animal, em pouco tempo ele já estará recuperado, por isso a grande importância de sempre prestar atenção no dia a dia de seu pet, como ele está se comportando entre outros sinais.

É comum que no inverno os animais também fiquem mais propensos a ficarem doentes, até porque eles acabam não se protegendo tanto da friagem, sereno e frio do que os seres humanos.

Nós do Hospital Veterinário Saúde vamos deixar algumas dicas de como descobrir se seu animal está doente. Para que ele enfrente o inverno com mais saúde e melhore seu bem-estar:

• Animal isolado e triste – Como nós humanos, quando os animais ficam doentes eles também acabam se isolando, ficando mais quietos e tristes, até porque não estão com o seu bem-estar em dia. É importante que os donos fiquem atentos em como está seu animal todos os dias, e seu comportamento, se ele estiver sem vontade de brincar, quase não latindo e muito quieto, é porque alo não está normal. Visite o veterinário para uma avaliação;
  • Perda de apetite – A perca de fome de um animal muitas vezes não é uma coisa muito normal, se seu bichinho de estimação não está comendo, primeiro verifique se o problema não é a ração e dê a comida favorita dele, se isso não resolver leve-o para um veterinário. É normal que os cães e gatos fiquem sem apetite quando estão doentes, principalmente se estão resfriados, gripados por conta do frio;
  • Perda de peso – Se em poucos dias o seu animal começar a perder peso, é porque algo não está certo. Preste sempre atenção no peso do seu animal, porque se ele se desnutrir vai perder energia, e também pode prejudicar o organismo;
  • Focinho – Sempre preste atenção no focinho de seu bichinho, porque muitos animais nessa época espiram e ficam no nariz escorrendo, é um dos sintomas mais fáceis de ser detectados nesta época. Caso seu animal esteja com o focinho ruim, é melhor leva-lo para o veterinário que ele encaminhará algum remédio para ajudar a melhorar a respiração de seu pet;
  • Olhos – A maioria dos animais doentes fica com os olhos cansados e avermelhados, então preste atenção neste sintoma que ele pode estar apresentando.

Doenças como as respiratórias são as que mais atingem os animais no inverno, os cães e gatos com idade mais avançada pode ter outros problemas de saúde como os problemas osteoarticulares como: artrose; calcificações na coluna; hérnia de disco. Essas doenças fazem com que os animais que sofrem delas sintam mais dor nas baixas temperaturas.

Como prevenir que nossos animais de estimação fiquem doentes no inverno?

Com algumas cautelas, é possível prevenir que seu cão ou gato tenha menos probabilidade de ficar doente no inverno:

• Cães – A doença típica no inverno em cão é a traqueobronquite, também conhecida como gripe canina ou tosse canina. Os sintomas destas doenças são parecidos com a gripe humana, espirros, falta de apetite e tosse que podem evoluir para catarro.

A melhor forma de prevenir seu cão de doenças, é manter ele com a vacinação em dia. Se o animal do seu vizinho estiver doente, ou você tiver mais de um animal e um deles estiver doente, é melhor separa-los, pois a doença pode ser facilmente transmitida.

As infecções por vírus podem ser mais neutras e muitas vezes não precisam de um tratamento especifico. Porém, muitos vírus podem virar uma infecção grave que é causada por bactéria, de uma gripe simples se não cuidada pode virar uma pneumonia.

• Gatos – As doenças típicas no inverno que atingem os gatos são: rinotraqueite (doença que atingem mais filhotes); artrose; gripe. Os sintomas variam para cada animal, o estágio da doença e a idade do felino.

A melhor prevenção para doenças em felinos é a vacinação, e também remédios para evitar que eles sofram com dor como os gatos que sofrem de artrose.

Sempre tenha cautela que seu animal está comendo corretamente, se hidratando, porque mesmo no frio é importante que ele tome bastante água, não misture seu animal com outros animais doentes, evite que ele tome friagem, sereno, chuva para que ele não se adoente. Essas precauções vai fazer com que seu animal tenha um bem estar nesta época de inverno.

É bom sempre levar seu animal para uma visita no veterinário, e assim fazer com que ele passe por uma avaliação com um profissional veterinário.