Doenças de Raças – Splitz Alemão

Doenças de Raças – Splitz Alemão
Essa raça de cão tão adoravel é propensa a desenvolver doenças como:
– Luxação de patela – Ocorre quando a patela (ossinho do joelho) sai do lugar. Esse deslocamento pode causar uma série de sinais, os mais comuns são a claudicação (mancar), dor e relutância em se mover.
– Atrofia progressiva da retina – É uma doença hereditária (ou seja, passa de geração para geração). Cães afetados geralmente mostram uma cegueira noturna inicial que é seguida por uma perda progressiva de visão diária, culminando em cegueira completa.
– Diplasia coxofemoral – Doença hereditária caracterizada pela má formação da articulação do quadril, causando uma incongruência (encaixe imperfeito) entre a cabeça do fêmur e a pelve (bacia), ocasionando degeneração da própria articulação. Os sintomas mais comuns são: Diminuição da atividade física; dificuldade para se levantar; relutância em correr, saltar ou subir escadas; claudicação (mancar) e dor.
– Epilepsia Idiopática Genética Primária – É um doença hereditária caracterizada por um funcionamento anormal do cérebro, apesar da órgão possuir uma estrutura morfológica normal. A causa é desconhecida e o principal sintoma é a convulsão.
E é importante ressaltar que animais com essas doenças NÃO devem cruzar, ou seja, não devem ter filhotes!
Tratam-se de doenças com características hereditárias e por isso atenção na hora de escolher o criador é essencial. Sempre opte por criadores profissionais que se preocupem com o bem-estar, nutrição e com a seleção genética dos animais, pois assim evitamos cães doentes.

Leave a reply