Exame confirma que gato que transmitiu raiva foi infectado por morcego

Os gestores públicos da Saúde estadual e municipal divulgaram hoje (19) à tarde a confirmação do caso de raiva humana em um adolescente que está internado na Unidade Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR).

As autoridades de saúde informaram ainda que o exame que confirmou a doença, apontou ainda que a transmissão do vírus para o gato que mordeu o adolescente aconteceu por meio de um morcego. O exame foi feito pelo laboratório Pasteur de São Paulo, que é referência nacional para confirmar ou descartar suspeita da raiva humana.

Diante da situação, uma ação conjunta será realizada em Roraima para promover mais uma campanha de vacinação antirrábica no estado. O Ministério da Saúde está enviando mais 60 mil doses de vacina para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que vai distribuir para os municípios do estado.

Até o momento Roraima já conta com 28 mil doses que estão sendo distribuídas e no próximo final de semana já está marcado o início de uma nova campanha. Segundo os gestores públicos, o objetivo é vacinar animais em todas as localidades do estado, inclusive nas zonas rurais.

Participaram da coletiva o secretário adjunto da Sesau, Paulo Linhares, o superintendente de Vigilância em Saúde do município de Boa Vista, Emerson Capistrano, e a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Souza.

Leave a reply