Exame Físico em Animais

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” av_uid=’av-k1fpdn13′ id=” custom_class=” admin_preview_bg=”]

Exame Físico em Animais

O que é um Exame de Bem-Estar?

O exame de bem-estar, mais conhecido como “exame físico ou ” check-up ‘ é um exame médico de rotina de um paciente que é aparentemente saudável, com o objetivo de manutenção da saúde ideal e diagnosticar quaisquer alterações precocemente.

Quantas vezes devo levar meu cão para realizar um exame de bem-estar?

A resposta a esta questão depende da idade do seu animal de estimação e estado de saúde atual. Quando filhote o exame de bem-estar é realizado após a amamentação e são recomendados em uma base mensal, enquanto que para o cão adulto a médio os exames de bem-estar são anuais, e para cães idosos ou geriátricos a média exames semestrais são recomendados. “É um equívoco popular que um ano civil equivale a sete anos na vida de um cão.” Na realidade, em um ano calendário de um cão pode envelhecer o equivalente de quatro a 15 anos na vida de um ser humano. A razão para esta diferença dramática é que os filhotes atingem a maturidade muito rapidamente, e são, essencialmente, adolescentes ou adultos jovens por um ano de idade – assim, eles são considerados como o equivalente de um jovem de 15 anos pelo seu primeiro aniversário. Durante o segundo ano, a taxa de envelhecimento retarda um pouco para que o cão médio é considerado o equivalente a um 24-25 anos de idade por seu segundo aniversário. Depois disso, a taxa de envelhecimento é estimada em 4-5 anos de cão por ano civil, dependendo do tamanho e da raça. Cães de raças grandes idade relativamente mais rapidamente do que cães de raças pequenas. No momento em que seu cão chega a sua 6 ª aniversário, ele vai ser de meia-idade (se um cão de raça pequena ou média) ou geriátrica (se um cão de raça grande). Seu veterinário está na melhor posição para recomendar a frequência com que seu cão deve ter um exame de bem-estar, com base na sua raça específica, estado de saúde e estilo de vida.

O que será verificado durante um exame de bem-estar?

Durante um exame de bem-estar de rotina, o veterinário irá realizar a anamnese (uma série de perguntas sobre dieta, exercício, sede, respiração, comportamento, hábitos, padrões de eliminação, por exemplo, os movimentos intestinais e micção do seu cão, estilo de vida e saúde em geral. Seu veterinário também irá realizar um exame físico de seu. Com base no histórico do seu animal e exame físico, o veterinário irá, em seguida, fazer recomendações para tratamentos de medicina preventiva específicas, tais como vacinação, controle de parasitas (incluindo tratamentos preventivos para pulgas, carrapatos, parasitas intestinais e vermes), nutrição, cuidados da pele e pelagem, gestão de peso ou atendimento odontológico. Além disso, o veterinário irá discutir as circunstâncias individuais do seu animal e decidir conforme a fase da vida e estilo de vida é o mais recomendado para o seu cão.

O que será verificado no meu cão durante um exame físico?

examefisicoanimais Um exame físico envolve a observação do aspecto geral do cão, ouvindo o peito com um estetoscópio ( “auscultação”), e “palpação” abdominal Seu veterinário irá observar ou inspecionar: • Andar do seu cão • Se o seu cão está alerta • condição geral do corpo do seu cão – se o animal tem um peso corporal adequado. • A pelagem – à procura de secura excessiva, oleosidade excessiva, a prova da caspa, queda excessiva ou perda de pelo anormal • A pele – à procura de oleosidade, ressecamento, caspa, caroços ou inchaços, áreas de espessamento anormal, etc. • Os olhos – procurando vermelhidão, secreção, evidência de lacrimejamento excessivo, caroços anormais ou inchaços nas pálpebras, nebulosidade, ou quaisquer outras anormalidades. • As orelhas – se tem presença de secreção, espessamento, perda de pelo, ou quaisquer outros sinais de problemas. • O nariz e a face – a procura de simetria, respiração com ruídos ou secreções, se existem problemas relacionados com dobras da pele ou outros problemas aparentes. • Boca e os dentes – à procura de tártaro, doença periodontal, dentes de leite retidos, dentes quebrados, salivação excessiva, manchas ao redor dos lábios, úlceras em torno da boca, etc. • O coração – ouvindo batimentos cardíacos anormais, ritmo cardíaco ( “palpitação” ou “batidas extras”), ou sopros cardíacos. • Os pulmões – ouvir a evidência de aumento ou diminuição sons respiratórios • O pulso – em função dos resultados da auscultação, o seu veterinário pode ouvir simultaneamente o peito e apalpar o pulso nas patas traseiras • Os gânglios linfáticos na região da cabeça, pescoço e pernas traseiras – procurando inchaço ou dor • As pernas – à procura de evidências de claudicação, problemas musculares, problemas nervosos, problemas com as patas ou unhas dos pés, etc. • O abdómen – sentir nas áreas da bexiga, rins, fígado, intestino, baço e do estômago, de modo a avaliar se tais órgãos estão em conformação normal ou anormal, e se houver qualquer evidência subtil de desconforto.

O que mais pode ser verificada durante um exame de bem-estar?

Seu veterinário irá requisitar amostra de fezes do seu animal. Esta amostra será processada e avaliadas microscopicamente para a presença de ovos do parasita. Em filhotes, exames de fezes mensais são extremamente importantes uma vez que muitos filhotes terão parasitas intestinais. Como parte de um exame bem-estar completo, o veterinário normalmente irá recomendar “testes de triagem de bem-estar”. Existem quatro categorias principais de testes bem-estar recomendadas para o cão: hemograma completo (CBC), perfil bioquímico, urinálise, e testes de hormônio da tireóide. Em cães mais jovens, sem queixas de saúde visíveis, um teste relativamente simples pode ser adequado. Em cães de meia-idade ou idosos, o teste mais abrangente é aconselhável. Para os cães mais velhos, testes de triagem de bem-estar adicional pode incluir ultrassom ou raios-x abdominal para avaliar o tamanho e a aparência dos órgãos internos (coração, pulmões, rins, fígado) ou raios-x do sistema esquelético para procurar alterações degenerativas dos ossos ou articulações ou pressão arterial, eletrocardiograma e ecocardiograma para avaliação de batimentos, estrutura e funcionamento do coração.

Por que esses testes adicionais são recomendados?

examedesangueclinicaveterinaria Animais de estimação não podem dizer-lhe como eles estão se sentindo, e como resultado, a doença pode estar presente antes que você esteja ciente disso. Para complicar ainda mais, como parte de seus instintos de sobrevivência a maioria dos cães escondem sinais de doença subclínica (ou seja, uma doença que está em seus estágios iniciais e só está a causar sintomas mínimos). Isto significa que uma condição de saúde pode tornar-se altamente avançado antes de seu cão apresenta quaisquer problemas óbvios ou reconhecíveis. Alguns sinais de alerta precoce que pode ser detectado pelo seu médico veterinário durante o exame físico ou mudanças sutis que são sugestivos de questões subjacentes podem ser encontrados, o que leva a recomendação para mais testes, conforme descrito acima. Se uma doença ou condição pode ser detectado antes de um animal de estimação mostrar sinais de doença, muitas vezes podem ser tomadas medidas para gerir ou corrigir o problema antes de ocorrer danos irreversíveis, melhorando assim o prognóstico para um resultado bem sucedido. Além disso, a detecção e tratamento precoce muitas vezes é mais barato em relação a custos do que esperar até que uma doença ou problema se torna avançado o suficiente para afetar a qualidade de vida do seu animal. Exames de bem-estar e os testes são particularmente importantes no animal de estimação geriátrico, uma vez que há uma chance maior de que a doença subjacente pode estar presente. Esta é a razão pela qual os exames semestrais são recomendados para animais mais velhinhos.

Existe alguma coisa que eu preciso fazer para preparar o meu cão para um exame de bem-estar?

examefisicohospitalveterinario Você deve perguntar se seu cão deve ficar de jejum hídrico e alimentar e a quantidade de horas suficiente para o exame ser o mais preciso possível. Você também deve perguntar se você deve trazer urina fresca ou amostras fecais e quais os melhores momentos de coleta. Prepare-se com algumas informações básicas, tais como a marca e tipo de alimento que seu cão come, se a família alimenta quaisquer sobras de comida, medicamentos e suplementos que seu cão toma e a quanto tempo vem tomando, e se alguém na família tem notado quaisquer problemas. Este é também o momento em que você deve tomar nota de quaisquer preocupações que possa ter e fazer investigações sobre estratégias de manutenção da saúde ideal para o seu amigo peludo. [/av_textblock]