Luxação Patelar

LUXAÇÃO DA PATELA EM CÃES

luxacaodapatelacaes

A luxação da patela refere-se ao deslocamento do osso da rótula(patela) de articulação do joelho.

Considerada rara em gatos, essa é uma das anormalidades mais comuns nesse membro dos cães.

Quando a rótula é deslocada do sulco do osso da coxa, ela só pode retornar à sua posição normal, uma vez que os músculos do quadríceps nas pernas posteriores do animal relaxam e alongam.

É por essa razão que a maioria dos cães com a doença mantém as patas traseiras por alguns minutos.

 

Essa condição é prevalente, entre as fêmeas, em raças de porte pequeno e miniaturas, como yorkshire terrier, pomeranian, pekingese,
chihuahua e boston terrier
embora raças maiores e os machos também possam ser afetados.

Sintomas

Os sintomas específicos de uma rótula deslocada dependerão da gravidade e persistência da condição, bem como da quantidade de artrite degenerativa que está envolvida.

Tipicamente, um cão com patela deslocada exibirá movimento anormal prolongado do membro posterior, saltos ocasionais, problemas em ficar de pé e relutam em correr ou pular.

O cão raramente sentirá dor ou desconforto quando a patela estiver fora de posição, sentindo apenas dor no momento em que a rótula desliza para fora das cristas do osso da coxa.

Causas

A luxação patelar pode existir no nascimento ou ser adquirida mais tarde. Fatores genéticos e de desenvolvimento podem contribuir para a luxação das patelas alterando o alinhamento dos ossos da canela e da coxa quando eles se encontram no joelho. Os sinais clínicos da doença normalmente começam a aparecer aproximadamente quatro meses após o nascimento.

Outra causa são traumas nos ossos ou tecidos ao redor e apoio do joelho. A maioria dos casos é provavelmente hereditária.

Diagnóstico da Luxação Patelar

A rótula deslocada pode ser diagnosticada por vários meios pelo veterinário. As radiografias da articulação do joelho, do quadril e do hálux podem
ser usadas para detectar flexão e torção do osso da coxa e osso maior da parte inferior da perna.

Exames de raios X ainda podem revelar um sulco raso, achatado ou curvo do osso da coxa. Uma amostra de fluido retirada da articulação
e uma análise do fluido lubrificante na articulação podem indicar um pequeno aumento nas células mononucleares. Pode ser necessário que o veterinário realize um exame por toque para sentir a liberdade da rótula.

 

Nós do Clínica Veterinária Saúde  trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.

Leave a reply