Eclâmpsia em cadelas

Popularmente conhecida como febre do leite ou tetania puerperal, a eclâmpsia em cadelas e uma descalcificação que tem relação com a lactação. Ocorre perda acentuada de cálcio no organismo, o que leva a um desequilíbrio. Cadelas que possuem número maior de filhotes, são as mais propensas a desenvolver a patologia. Outro grupo de risco são

Encefalopatia hepática

Uma doença hepática canina pode ser mais comum do que se imagina. Quando os cães vão envelhecendo, alguns problemas começam a ocorrer no funcionamento de seu organismo e as doenças começam a surgir, como as doenças no fígado. O fígado O fígado é um órgão fundamental no organismo de nosso corpo e no dos cães não seria diferente. Ele

Meningoencefalite

Meningite nos cães: de que se trata? A meningite em geral é uma inflamação do espaço aracnoide e da pia-máter, sendo que se manifesta nos animais domésticos com alguns sintomas. Pelo facto de as leptomeninges e o parênquima nervoso da medula espinal estarem intimamente unidos, o quadro clínico normalmente observado é de uma meningomielite, que é uma

Linfoma em Felinos

Linfoma é um tipo de câncer maligno. O linfoma em gatos pode afetar diversas regiões do corpo do animal, como por exemplo, órgãos internos e linfonodos (órgãos do sistema linfático, responsáveis pela armazenagem de linfócitos e outras células do sistema imune). Animais adultos e idosos são mais afetados pelo linfoma, porém animais jovens também podem sofrer

Dor em Animais de Companhia como Identificar

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação. Metade dos tutores desses animais consideram seus pets como membros da família e cuidam com atenção para que eles tenham vida longa e com qualidade. Mas, você

Prebióticos e Probióticos na Digestão de Cães e Gatos

A maioria dos tutores já leu o rótulo de alguma ração e ficou na dúvida sobre o que são prebióticos e probióticos, por isso, vale a pena saber quais os benefícios que estes compostos proporcionam para o animal de estimação. Por isso, o médico-veterinário da Equilíbrio e gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado,

Ocorrências de Raiva no Brasil

No Brasil, de 1990 a 2005, foram notificados 558 casos de raiva humana e, desde 2006, tem diminuído a sua ocorrência. A região Nordeste responde por 54% dos casos humanos registrados de 1980 a 2008, seguida da região Norte com 19%, da Sudeste com 17%, da Centro-oeste com 10% e da Sul com menos de

Toxoplasmose – Novos surtos da Zoonose

O que é toxoplasmose? A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo

Leishmaniose em cães conhecendo a fundo e cuidados

O que é? A Leishmaniose canina é uma infecção parasitária causada por protozoários que atacam o sistema imunológico do animal. Quando em contato com seu hospedeiro (nesse caso, o cachorro), o parasita do tipo Leishmania começa a atacar as células fagocitárias (os macrófagos – responsáveis por proteger o organismo de corpos estranhos). Ele se liga a essas

Gatos idosos, cuidados redobrados

Por mais vidas que tenham, a idade chega para todos e sempre chega o momento em que os filhotinhos de antes viram gatos idosos e, da mesma forma que quando eram bebês, esses gatos passam a exigir alguns cuidados especiais. A média de vida de um gato vai até 15 anos, portanto um gato com 10 anos