Pancreatite em gatos

Inflamação do pâncreas em gatos

pancreatite em gato é uma inflamação comum que ocorre no pâncreas. Embora seja uma doença assistomática, é possível perceber quais são os sintomas mais frequentes neste tipo de distúrbio bem como as causas. Antigamente, pensava-se que o aparecimento de pancreatite em gatos era baixo, contudo existem estudos recentes que mostram o contrário. Embora a pancreatite em gato seja uma doença que progride rápidamente, ela pode ser tratada caso esteja na sua fase inicial.

O que é Pancreatite em gato?

O pâncreas faz parte do sistema endócrino e digestivo, que é essencial para a digestão dos alimentos. Este orgão tem um papel duplo. É um órgão “endócrino” que produz principalmente insulina, e é ainda um órgão “exócrino” – que produz enzimas que estão envolvidas na digestão de alimentos (principalmente amilase e lipase). Quando o pâncreas se torna inflamado, o fluxo de enzimas para o trato digestivo pode ser interrompido, forçando-as para fora do pâncreas e para a área abdominal.

De seguida, as enzimas digestivas começam a quebrar a gordura e proteínas nos outros órgãos, bem como no pâncreas. Devido à sua proximidade com o pâncreas, o rim e o fígado também podem ser afetados quando essa progressão ocorre, e o abdômen torna-se inflamado e infectado. Se existir sangramento no pâncreas, pode ocorrer um choque e até mesmo morte.

A pancreatite em gato progride rapidamente, mas em alguns dos casos ela pode ser tratada sem qualquer dano permanente ao órgão. No entanto, se a pancreatite estiver a longo prazo sem tratamento, o estadiamento do órgão torna-se grave, e até mesmo pode causar um dano cerebral.

Há uma variedade de sintomas que podem ser observados em gatos, incluindo

• Febre
  • Perda de apetite ( anorexia )
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Fadiga e lentidão
  • Depressão
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Dificuldade ao respirar

Causas

Existem várias causas possíveis de inflamação para o pâncreas. Algumas deles são:

• Doença inflamatória intestinal concomitante ou doença hepática. A combinação de doença inflamatória do fígado, pâncreas e intestinos é bastante comum em gatos “triadite”. É seguro supor que a maioria dos gatos diagnosticados com uma destas circunstâncias têm algum grau dos outros dois também.
  • Alguns tipos de infecções (por exemplo, toxoplasmose ou cinomose felina)
  • Traumatismo abdominal
  • Exposição a insecticidas organofosforados

Uma outra causa suspeita, rara por causa da sua probabilidade geográfica, é picadas de escorpião. O veneno de um escorpião pode causar reação no pâncreas levando a inflamação.

Ao contrário dos cães, a inflamação do pâncreas não está relacionada com fatores nutricionais em gatos. Em muitos casos, nenhuma causa subjacente para a pancreatite pode ser determinada.

Embora a pancreatite possa ocorrer em qualquer raça animal, verificou-se que ocorre mais frequente gatos, especificamente no gato Siamês. A Inflamação do pâncreas é também mais comum em mulheres do que em homens, e mais comum em gatos idosos.