Quantidade de ração – Você sabe quanto o seu pet precisa?

Quando você adquire um cãozinho, uma das principais informações que deve estudar bem é a alimentação. Dar comida para cachorro é tarefa que dono de cão de primeira viagem têm bastante dúvida.

A quantidade de comida para cães varia de acordo com o porte (pequeno, médio, grande e gigante), a idade (filhote desmamado, adulto e idoso) e o grau de atividade. As cadelas prenhas ou em amamentação também precisam de um cuidado especial.

Aqui não vamos entrar muito no debate ração x alimentação natural. Cabe a você escolher qual tipo de alimento vai dar ao seu cão. Mas, independente disso, o que não muda é a proporção quantidade x tamanho.

Os cães devem receber, diariamente, de 1,5% a 3,5% do peso deles em alimento. Vale ressaltar que esta quantidade deve ser fracionada durante todo o dia. Dar comida demais ou com uma frequência muito alta pode levá-los à obesidade, e o contrário pode levá-los à má nutrição.

Você pode estar se perguntando: Quantas vezes devo dar comida para o cachorro filhote? Para os filhotes desmamados (após 45 dias de vida), é recomendado uma alimentação de 4 a 5 porções por dia. Vale a dica que, no início, uma balança de alimentos pode ajudar muito.

Em seguida, é preciso ficar atento ao amadurecimento do seu companheiro canino. Raças de pequeno porte amadurecem mais rápido e chegam ao seu tamanho adulto antes de raças médias, grandes e gigantes. Confira:

  • Raças pequenas: de 6 a 9 meses
  • Raças médias: de 10 a 12 meses
  • Raças grandes: de 11 a 13 meses
  • Raças gigantes: de 13 a 18 meses

Uma alimentação equilibrada no início da vida evita uma série de problemas, como a má formação óssea, por exemplo. Quando atinge a fase adulta, o cachorro já pode passar a comer apenas duas vezes por dia. Se o cão for muito ativo, como os de competição, pode necessitar de mais de 2 refeições diárias.

Quando chegam na “terceira idade”, os cães, normalmente,reduzem as suas necessidades energéticas. No entanto, assim como na fase de amadurecimento, a idade de envelhecimento dos caninos varia de acordo com o seu porte:

  • Pequenos (até 15 Kg): de 9 a 10 anos. Precisam de 100 a 560 calorias diárias, de acordo com o tamanho.
  • Medianos (15-25 Kg): de 7 a 8 anos. Precisam de 1.120 calorias diárias.
  • Grandes (25-50 Kg): de 7 a 8. Precisam de 1.120 a 1.880 calorias diárias, de acordo com o tamanho.
  • Gigantes (50 Kg ou mais) de 5 a 6 anos. Precisam de 1.880 calorias diárias ou mais, de acordo com o tamanho.

Segundo os especialistas, uma dica para saber se o seu animal está acima do peso é observar se você consegue ou não delimitar a cintura ou ver as costelas. Quando envelhecem sem cuidados especiais, alguns animais ficam obesos e isso interfere em vários sistemas do animal, desde o cardiorrespiratório até o articular.

Como última dica, é recomendado criar um padrão de alimentação ao seu amigo peludo, dando-lhe as refeições sempre às mesmas horas. Isto é fundamental para estabelecer uma rotina ao cachorro.

Vale lembrar que eles são animais que precisam seguir regras e os primeiros 6 meses são os mais adequados para começar a marcar os padrões, tanto de alimentação como de treinamento.

 

Nós do Hospital Veterinário Saúde trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.

Leave a reply