Saiba mais sobre intoxicação em cães e gatos

Animais de estimação podem se intoxicar por diferentes substâncias perigosas que temos em nossa casa,
especialmente as que usamos no jardim e se costumamos utilizar produtos químicos.

Então compartilharemos alguns detalhes sobre como agir se o seu animal de estimação sofrer uma intoxicação.

intoxicação em cães e gatos

Tipos e sintomas de intoxicação

• O cães ou gatos expostos a produtos químicos tóxicos podem não apresentar todos os sinais de intoxicação.
    No entanto, você deve prestar atenção, porque geralmente há alguma indicação que você vai notar.
  • Se você suspeitar que o seu cão ou gato está doente devido a uma exposição a inseticidas,
    você vai ter que retirar o seu animal de estimação da atmosfera tóxica ou parar de usá-los.

Você terá que procurar rapidamente atendimento médico para o seu amiguinho, antes que o estado de saúde dele se torne ainda mais grave.

Alguns dos sintomas de envenenamento incluem:

• Febre
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Anorexia
  • Depressão
  • Convulsões
  • Tremores musculares
  • Hipersalivação
  • Pupilas dilatadas
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Problemas de coordenação – problemas para caminhar –
  • Falta de ar

Níveis tóxicos de carbofuran e metomil podem causar convulsões e parada respiratória, os organofosforados podem levar à anorexia crônica,
à fraqueza muscular e a espasmos musculares que podem durar dias ou mesmo semanas.

Esse mesmo tipo de envenenamento pode ocorrer devido aos produtos utilizados no jardim,
especialmente no gramado.  Conheça alguns produtos que temos em casa que causa intoxicação em cães e gatos.

Intoxicações Comuns em Cães e Gatos

Dentre alguns deles encontram-se os organofosforados, tais como:

• Acefato
  • Clorpirifós
  • Diazinão
  • Disulfotonsulfona
  • Fonofos
  • Malation
  • Paration
  • Terbufos

Os organofosforados e os carbamatos inibem a colinesterase e a acetilcolinesterase, que são essenciais para as enzimas do corpo.

O primeiro, são enzimas que quebram a acetilcolina, que é um neurotransmissor.

Por outro lado, a acetilcolina é anexada aos receptores pós-sinápticos dos neurônios responsáveis pela transmissão
nervosa contínua para o tecido nervoso, os órgãos e os músculos.

A intoxicação faz com que o animal venha a sofrer convulsões ou tremores.

Causas de intoxicação

• A intoxicação pode ocorrer devido ao uso excessivo, a má utilização ou uso de vários inibidores da colinesterase
    e pela superexposição aos inseticidas / pesticidas em casa ou no quintal.
  • Se o seu cão foi diagnosticado com níveis tóxicos de inseticidas em seu organismo, seu veterinário irá estabilizá-lo
    de imediato e irá tentar descontaminar o seu animal de estimação. O profissional também vai administrar um tratamento para o seu amiguinho.
  • Lembre-se de dar ao seu veterinário o histórico clínico completo do seu cão.
    Quando foi o início dos sintomas e possíveis incidentes que podem ter precedido esta condição.

• É importante saber a qual tipo de toxina o seu animal de estimação foi exposto. Se você tem uma amostra, leve-a com você.
    • Dessa maneira, o seu veterinário poderá aplicar rapidamente o tratamento mais adequado.
  • Dependendo de quanto tempo se passou desde que o seu animal de estimação consumiu a toxina, no caso da intoxicação em cães e gatos

ter se dado via ingestão, o veterinário poderá induzir o seu animal de estimação ao vômito.

• Seu médico também poderá esvaziar o estômago do cão ou gato e depois dar carvão ativado para desintoxicar e neutralizar qualquer inseticida residual.
  • Da mesma forma, ele será tratado com um antídoto específico para a toxina que ele ingeriu.
    Talvez use uma máscara de oxigênio, se o seu amigo não puder respirar.
  • Por outro lado, para os cães que sofrem convulsões, serão dados medicamentos anticonvulsivos para detê-las.
    Se a exposição à toxina foi através da pele, seu veterinário irá realizar uma lavagem especial para remover os resíduos da pelagem e da pele do seu animal de estimação.
  • Quanto mais cedo o seu animal receber o tratamento após ter sido exposto a inseticidas, melhor será o
    prognóstico e melhor recuperação terá o seu cão. E, lembre-se: se você tem animais em casa, impeça o uso de inseticidas em sua casa, ou leia o rótulo antes de usar.
  • Finalmente, tenha em mente que os tratamentos para pulgas ou carrapatos em animais doentes ou debilitados podem
    afetar o seu sistema imunológico já enfraquecido.
    Portanto, se o seu cão tiver que ser tratado enquanto ele estiver se recuperando de alguma doença, peça ao seu veterinário para lhe informar sobre qual é o tratamento mais adequado neste caso específico.

Nós do Hospital Veterinário Saúde trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.