Saiba qual é o melhor tipo de ração para o seu pet

Assim como em nós humanos a alimentação reflete na saúde, nos animais não poderia ser diferente. A alimentação pode tanto prolongar a vida quanto desenvolver doenças, por isso criamos um texto para você entender melhor qual a diferença entre as rações e como escolher a melhor para o seu pet.

A escolha da melhor ração para o cão não é uma das tarefas mais fáceis, não é mesmo? É preciso escolher entre premium, super premium, para qual porte, raça, qual tipo de composição e diversas outras informações. Queremos o melhor para os nossos amiguinhos peludos e as opções são diversas. Por isso, é importante ficar atento às necessidades do seu pet para escolher a ração ideal para ele.

Antes de escolher um tipo de ração, é necessário saber se seu pet possui alguma necessidade especial. Por isso, o ideal é consultar um veterinário, para que ele possa dizer se existe alguma característica específica que necessite de maior atenção.

Caso não haja, você pode escolher a melhor opção para seu cão seguindo os seguintes tópicos:

Porte:

Pequeno (1 a 10kg)

Cãezinhos de porte pequeno gastam muita energia, possuem expectativa de vida mais alta e se desenvolvem rapidamente, por isso a alimentação deve ser balanceada, com uma carga energética maior e com antioxidantes para dar suporte à longa expectativa de vida.

Médio (11 a 25kg)

Cães de porte médio são ativos, muitas vezes curiosos, velozes e resistentes. Marcas que priorizam nutrientes e que dão suporte às defesas naturais do animal, como pré-bióticos e antioxidantes são ideais para mantê-los saudáveis em todas as fases da vida.

Grande (acima de 25kg)

Os cães de porte grande possuem crescimento acelerado e geralmente apresentam características peculiares que merecem cuidado específico, como problemas ortopédicos, maiores chances de ter doenças no coração e menor expectativa de vida. Para eles, são desenvolvidas soluções especiais pensando nestes problemas.

Idade:

Filhote (de 1 a 12 meses)

Para ter um crescimento forte e saudável, os filhotes precisam de atenção especial. Nesta fase é necessária uma alta porcentagem de proteína em sua alimentação.

Adulto (acima de 1 ano)

Após completar 1 ano de idade, o pet já é adulto — esta longa fase da vida dura cerca de 7 anos. Para cães neste estágio da vida, as rações são equilibradas, com maior variedade de nutrientes e outros tipos de sabores e proteínas.

Idosos (acima de 7 anos)

Cães envelhecem, se tornam idosos e é nesta época que eles começam a ficar mais calminhos e merecem atenção especial. A alimentação também muda, eles devem consumir teores mais baixos de proteína e sódio, precisam de um alimento de fácil mastigação e também fortalecer as articulações, por isso é essencial oferecer ração sênior nesta idade.

Necessidades específicas:

Assim como as pessoas, existem cães que possuem necessidades específicas em sua dieta. Tendência à sobrepeso, alto volume de fezes, paladar exigentes, saúde da pele, etc; são várias as necessidades específicas e para cada uma existe um tipo de ração que pode auxiliar na melhor alimentação do cão.

Cuidados:

Comida Caseira:

Os cães possuem carências nutricionais distintas das nossas, por isso alimentá-los com comida caseira não é a melhor opção. Além de ser mais prático, o uso da ração auxilia na nutrição adequada do pet.  Caso opte por uma alimentação caseira, é necessário que a alimentação do seu cão seja acompanhada por um nutricionista.

Cuidado com rações vendidas a varejo:

É importante ficar atento com aquelas rações que ficam nos sacos ou latões abertos.  Procure informar-se sobre a validade da ração e de que forma ela é conservada.

Nós do Hospital Veterinário Saúde somos especialista em cuidar da saúde do seu pet. Funcionamos 24 horas a fim de te atender em todos os momentos. Conte sempre conosco!

Leave a reply