Sarna em Cães : Como Previnir

SARNA EM CÃES

sarna em caes como previnir

A sarna sarcóptica é uma doença de pele altamente contagiosa encontrada em cães – de qualquer raça e idade – causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.

Esses ácaros se enterram na pele causando coceira intensa e irritação.

Esta é uma condição médica tratável, mas é altamente contagiosa para outros animais e seres humanos.

Os donos de animais são aconselhados a manter o cão em quarentena enquanto ele estiver sendo tratado por sarna.

Sintomas

A sarna causa coceira intensa, portanto os cães que apresentam arranhões prolongados e, consequentemente, perda de pêlos são suspeitos.

Os sintomas são mais frequentemente vistos nos retalhos de orelha, cotovelos, abdômen e peito de cães infestados,
que podem evoluir para erupção cutânea e formação de crostas nas áreas afetadas.

Causas

A causa mais comum de sarna em cães é a exposição a outro animal infectado, pois os ácaros rapidamente se movem de animal para animal.

Canis, abrigos para animais, parques para cães e clínicas veterinárias têm uma alta taxa de exposição devido à proximidade dos animais que estão infectados.

A exposição geralmente ocorre cerca de duas a seis semanas antes que os primeiros sintomas da sarna sejam exibidos.

Diagnóstico

É importante consultar um veterinário se você suspeitar de uma infestação em seu cão.

O profissional poderá recomendar exames eficazes, como testes de sangue e raspagem da pele, para diagnosticar e tratar este problema.

Depois de descartar alergias alimentares e infecções bacterianas, o veterinário realizará uma inspeção física do seu cão para identificar
o tipo de microorganismo que pode ter sido incorporado em sua pele; neste caso, ácaros.

Prevenção

Manter a boa saúde do seu cão  e evitar o contato dele com animais, com estado de saúde duvidoso, é o passo mais importante para prevenir a sarna.

Você sabia?

Os seres humanos podem ser prejudicados pela sarna. A sarna é zoonótica, pode ser transmitida de animais para humanos), portanto os donos
de animais que têm contato próximo com seus cães podem desenvolver uma erupção cutânea e coceira intensa por até cinco dias.

Depois que o cão for tratado, no entanto, os sintomas geralmente desaparecem.

Nós do Clínica Veterinária 24 horas trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.