Saúde Oral Cães e Gatos – Odontologia Veterinária

Sáude Oral

Qual a influência da alimentação?
Em odontologia o grande problema está na falta de higiene bucal e não no tipo de alimento ingerido. Porém as rações secas, com grãos grandes, ajudam na prevenção já que obrigam os animais mastigarem os grãos antes de engolir, tendo ação mecânica sobre os dentes.

Os ossos servem para limpar os dentes?
Sim, porém, são ainda melhores para quebrá-los. Por isso, não recomendamos o uso de ossos naturais para esta prática. Existem vários produtos mastigáveis e comestíveis recomendados para a limpeza e exercício dos dentes.

Escovação

Escovação - Odontologia Veterinária

Por que escovar os dentes de cães e gatos?
A saúde geral está diretamente relacionada com a saúde oral. Assim como nós, os animais podem desenvolver problemas dentários ocasionados pela falta de higiene oral. A escovação irá prevenir doenças periodontais como gengivite, estomatite e periodontite.

Qual a freqüência da escovação?
Diariamente. A escovação só será eficiente na prevenção de doenças se realizada todos os dias, ou pelo menos, em dias alternados.

O que usar para escovar? Tipo de escova? Creme dental?
Uma escova dental extra macia, com a cabeça proporcional ao tamanho da boca do seu animal e um cabo longo, irão favorecer esta prática.

Como e quando devemos iniciar a escovação?
Primeiro condicionar, depois escovar. O animal deve ser condicionado à manipulação da boca. O processo dever ser iniciado com recompensas sempre que o animal permitir o contado com a boca. Progressivamente, introduza os dedos e recompense sempre que ele permitir. Recordações agradáveis são fundamentais na aceitação. Caso o animal não permita, nunca force, apenas mostre a recompensa e vá embora, sem gratificá-lo. Em determinado momento ele irá associar a manipulação da boca a uma recompensa, tornando o processo mais simples. Quando ele estiver mais acostumado introduza a escova ao processo. Se possível, inicie deste filhote, mas nunca é tarde para iniciar este processo, animais de todas as idades podem sem condicionados. Importante: a escovação é uma forma de prevenção, não é tratamento. Se seu animal já apresenta cálculo dentário (“tártaro”) ou periodontite, este processo pode ser doloroso e causar uma recordação desagradável. Antes de escovar deve ser feito tratamento profissional.

O que um Dentista Veterinário para cães e gatos faz?

Somos treinados para avaliar os problemas genéticos e adquiridos da cavidade oral do seu animal. Somos treinados em Cirurgia, Medicina e Odontologia, oferecendo a cada proprietário informações e opções de tratamento que podem ser feitos.

Leave a reply