hospitalvetacupuntura

Acupuntura Veterinária e seus benefícios para a saúde animal

Especialidades

Os tratamentos alternativos estão sendo a melhor opção dos veterinários para alguns tratamentos em animais de estimação, e o tratamento com acupuntura veterinária vêm se destacando no mercado.

Está crescendo cada vez mais a utilização de acupuntura em medicina veterinária, por trazer diversos benefícios para a saúde e bem-estar de cães e gatos. Todos nós queremos nossos bichinhos saudáveis não é mesmo?

Se você não conhece o tratamento de acupuntura veterinária, como funciona e quais os benefícios que ela trás, iremos explicar todos os detalhes para você conhecer este tipo de tratamento e ver como ele pode ser bom para o seu animal de estimação.

O que é acupuntura?

acupunturaveterinária

A acupuntura é uma prática terapêutica milenar na medicina criada pelos chineses, que se utilizam de agulhas, moxas entre outros instrumentos no corpo. Está modalidade ficou conhecida primeiramente em ser feita em humanos, para tratamentos de doenças físicas e também psicológicas e ao passar dos anos a acupuntura começou a ser utilizada em cães e gatos por gerar os mesmos efeitos positivos que no corpo humano.

O maior objetivo de quem procura realizar um tratamento de acupuntura em seus animais de estimação, são para curar dores que o bichinho pode vir estar sofrendo.

Como funciona a acupuntura veterinária?

A acupuntura veterinária não é diferente da realizada em humanos, claro que em animais o cuidado é maior por muitas vezes o cão ou o gato, não entender o que está acontecendo, e ficara agitados etc.

Mas não se preocupe se seu animal não para quieto, existem muitos procedimentos feitos para que o animal se acalme e o tratamento seja realizado. Aqui no Hospital Veterinário Saúde temos os melhores profissionais para atender ao seu bichinho com todo cuidado, e todos os procedimentos são realizados de forma segura.

Indicações de acupuntura para cães e gatos

O tratamento com acupuntura é indicado para diversos casos nos animais de estimação, tanto para tratar doenças, como dores e estresse. Mas as principais indicações da acupuntura são:

• Doenças Respiratórias como bronquite e asma;
  • Doenças musculares como comumente a miosite, displasia da anca, tremores, síndromes entre outros problemas musculares;
  • Doenças que estão ligadas a estrutura óssea do cão ou gato, como artrite  artrose, hérnia de disco, etc;
  • Doenças relacionadas ao sistema gastrointestinal do animal;
  • Doenças dermatológicas, como sarna demodécica;
  • Doenças do sistema reprodutivo;
  • Doenças neurológicas;
  • Doenças urogenitais;
  • Doenças ligadas ao câncer;
  • Auxilia no tratamento após cirúrgico;
  • Ajuda no tratamento de distúrbios endócrinos;
  • Patologias oculares;

Benefícios da Acupuntura Veterinária

Os animais de estimação ganham muitos benefícios quando passam pelo tratamento terapêutico de acupuntura, além de ser um tratamento natural deixa a saúde do animal em dia.

O uso da acupuntura em tratamentos em cães e gatos não causa efeitos colaterais, por ser uma modalidade completamente natural diferente de tratamentos realizados com alguma medicação.

Se existe alguma dúvida se acupuntura realmente faz bem para o seu bichinho de estimação, vamos trazer aqui uma lista de benefícios:

> Mesmo sendo realizado com agulhas, a acupuntura não dói e nem machuca, e quando está ocorrendo a sessão de terapia, após a aplicação das agulhas o cão fica completamente relaxado, eliminando aquele estresse e agitação demais que ele pode ter;

> Sem efeitos colaterais em seu uso, raramente pode ocorrer um efeito colateral no animal;

Qualquer animal pode passar pelo tratamento com acupuntura, sendo macho, fêmea, animais mais e mais velhos, com qualquer tipo de problema de saúde;

> Para animais que sofrem com algum tipo de problema em sua estrutura física, pode realizar a acupuntura juntamente a fisioterapia para melhorar seu bem-estar;

> Elimina dores frequentes que o animal venha a sofrer;

> Melhora a qualidade de vida do animal, aumentando sua longevidade.

Tratamento com acupuntura: Resolve mesmo? Como age no animal?

A acupuntura é aplicada em pontos certos no corpo do animal, com o objetivo de atingir os pontos de junções nervosas que estão diretamente ligadas ao interior do animal, então em cada parte do seu corpo que o tratamento é aplicado tem como foco atingir aquele determinado problema, em determinado local.

Quando as agulhas são colocadas no animal nas junções nervosas, os pontos recebem um estimulo na aplicação, assim mexendo com as energias de tais pontos.

A maior parte das vezes os donos de animais buscam o tratamento com acupuntura depois que já tentaram muitos outros tratamentos em seu animal e não obteve resultados. O que muito ocorre são donos com medo de deixar seu cão ou gato passarem por este tipo de tratamento terapêutico, pois não conhecem a fundo como funciona e ficam em dúvida se trará resultado, e com certeza este tipo de cuidado melhorar até 3x mais a saúde de seu bichinho.

Se você ainda não tentou nenhum tratamento de acupuntura com o seu animal de estimação, pode ser uma saída natural, que não afeta de maneira brusca o animal, e trás resultados em pouco tempo de tratamento.

Cuidados

É preciso de uma clínica especializada e com profissionais com experiência em acupuntura em animais, e aqui no Hospital Veterinário Saúde temos os melhores profissionais para atender seus bichinhos.

Para evitar colocar seu animal em risco, é necessário tomar cuidado na hora de escolher uma clínica para leva-lo para este tratamento. Qualquer agulha aplicada em um local errado no bicho, pode piorar o problema que ele venha sofrer e encadear outros problemas de saúde ainda.

Clique no link para saber mais mais sobre sobre os serviços Hospital Veterinario

• Internações

No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais