laboratorioveterinariosp

Patologia Veterinária

É o estudo morfológico das lesões, suas causas e conseqüências.

patologia veterinária

Análises Clínicas e Patologia

Saiba mais o que é Patologia Veterinária, e como são realizadas as análises clínicas no Hospital Veterinário.

Patologia Veterinária

A patologia é o estudo das doenças em geral que podem atingir os animais de estimação. Estas doenças estão ligadas a aspectos determinados das alterações estruturais e funcionais das células, tecidos dos órgãos no corpo do bichinho.

Assim a patologia veterinária tende identificar as razões e localização exata dos sinais e sintomas manifestados pelos animais doentes. Assim encaminhando para os tratamentos clínicos e terapêuticos necessários.

Qual a importância da Patologia Veterinária?

São de grande importância os estudos da Patologia Veterinária para a melhoria da saúde dos animais de estimação. Os profissionais da patologia (patologistas) contribuem muito na medicina humana como na veterinária.

Diversos animais muitas vezes precisam passar por uma avaliação com um veterinário, pois sua saúde não está boa e alguns sintomas podem estar aparentes. Na maioria das vezes o patologista veterinário entra em ação para estudar melhor o organismo do animal, e identificar a origem do problema.

Os patologistas veterinários melhoram a saúde dos pets por meio:

• Diagnóstico de doenças nos animais que são companhia, ou de zoológico e também animais silvestres. O profissional de patologia veterinária avalia o bichinho, examina seus tecidos e fluidos corporais e assim chega ao diagnóstico da doença;

• Diagnóstico de doenças realizado nos animais de produção. Este diagnóstico é feito por meio da determinação da causa das doenças patológicas no geral, os profissionais de patologia veterinária auxiliam na manutenção da sanidade dos rebanhos, e se existe algum risco para os humanos manusearem ou consumirem produtos de origem animal.

A patologia veterinária está ligada na saúde total do animal em si, e identificação de diagnostico completo.

• Os patologistas veterinários contribuem para a descoberta e avaliação para o uso dos medicamentos seja feito com mais segurança, assim sendo mais eficaz o tratamento que o animal for encaminhado. Devido ao seu treinamento mais a fundo em ciências biomédicas, os profissionais de patologia veterinária trabalham tendo como base peças-chave, assim realizando pesquisas farmacêuticas com equipes de desenvolvimento.

• Gerenciamento de pesquisas. Os patologistas se especializam neste campo da medicina veterinária, assim obtendo experiências em doenças em múltiplas espécies de diversos portes e idades.

Na grande maioria das vezes são os patologistas os primeiros profissionais a reconhecerem uma nova doença ou uma ameaça na saúde do animal. Até porque dependendo dos sintomas, quando o animal chega até a clínica já é rapidamente encaminhado para uma avaliação completa com o patologista veterinário, assim se preciso são realizados exames de complemento para um diagnostico mais exato do animal.

Análises Clínicas

O ramo da análise clínica é a área do conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e identificar diagnósticos a respeito da saúde do animal. As análises clínicas tanto humanas como de animais, funcionam praticamente da mesma forma, o material do paciente e coletado e encaminhado para a análise com um profissional.

As análises clínicas podem ser realizadas por diversos profissionais diferentes, como: farmacêutico; bioquímico; médico; biomédico; veterinário. Claro que na medicina veterinária, o veterinário ou patologista muitas vezes são os que fazem as análises clínicas, tanto a coleta como a identificação do material coletado.

Antes de qualquer exame realizado no animal, é preciso de uma prescrição do veterinário, após uma avaliação realizada pelo próprio. A coleta e análise são feitos em um setor próprio – o laboratório.

Qual a importância das análises clínicas?

Assim como a patologia veterinária, as análises clínicas são complemento para ajudar a melhor diagnosticar uma doença, ou uma ameaça de algum problema de saúde que o animal possa vir a sofrer.

Principais exames coletados para ser encaminhado para análise clínica:

• Urina;
  • Fezes;
  • Sangue;
  • Biópsia.

Esses exames possuem como principal foco recolher o máximo de informações sobre tal material colhido do animal, para identificar como está a saúde do bichinho.

Problemas que podem ser encontrados pelos Patologistas veterinários e nas análises clínicas

Diversos problemas de saúde e doenças no geral podem ser descobertas com a ajuda dos patologistas veterinários, e exames coletos e encaminhados para as análises clínicas. Doenças no sangue, infecções, alergias, problemas como diabetes, hipertensão, câncer, todas elas podem ser encontradas.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente, comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

• Internações

No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais