transfusaohospitalveterinario

Transfusão sanguínea

É possível cães e gatos serem doadores sanguíneos, você sabia? Seu bichinho de estimação pode ajudar a vida de outros animais.

Como os seres humanos, muitas vezes os animais necessitam de transfusão de sangue por conta de algum problema de saúde. Seu cão ou gato pode ser doador sanguíneo e ajudar a salvar vida de outros animais, mas vamos explicar melhor sobre transfusão sanguínea, como ela funciona, se seu animal pode ser um doador, aonde leva-lo para doar.

Não são todas as clínicas veterinárias que recebem doação de sangue, e também fazem a transfusão. É recomendado que você busque um local confiável, que colha o sangue de maneira correta, guarde de forma segura, e ainda realize a transfusão com o auxilio de materiais próprios e um profissional veterinário.

No Hospital Veterinário Saúde têm profissionais especializados e também um setor com todos os equipamentos necessários para atender seu animal de estimação da melhor forma.

Transfusão Sanguínea: Tudo que você precisa saber!

Todo mundo sabe que doar sangue pode ajudar a salvar muitas vidas, e no mundo animal também é um ato de amor ao próximo. Quantas vezes você já viu alguma campanha para doação de sangue? Muitas clínicas fazem campanhas e muitas pessoas por conta própria também, a maior questão é que entre os animais as doações de sangue são pouco conhecidas.

Nem todos os donos de animais sabem da importância de um animal doar sangue, e como isso pode salvar muitos outros bichinhos. Por outro lado, não são todas as clínicas veterinárias ou hospitais veterinários que trabalham com este tipo de procedimento.

Infelizmente os bancos de sangue na maioria das vezes estão vazios e quando urgentemente um animal precisa de transfusão de sangue, os profissionais acabam não encontrando com grande facilidade o sangue para ajudar seu paciente. Por isso a grande importância da doação de sangue entre os animais.

Se você dono de um bichinho saudável e quer ajudar outros animais, procure um hospital que avalie seu bichinho, verifique se ele pode ser doador e faça todo o processo de colher sangue da maneira mais segura assegurando a saúde do animal.

Os animais também precisam de transfusão de sanguínea, e agora você já sabe a grande importância de um animal ser doador de sangue.

Processo de doação de sangue

transufsaodesangue

O processo da doação de sangue é feito por um profissional veterinário, de uma forma totalmente cuidadosa obedecendo aos critérios rígidos da Vigilância da Saúde. Todos os critérios seguidos frisam não colocar a saúde do animal em risco, para o sangue ser colhido da maneira correta e higiênica.

Em cada doação realizada, é retirado apenas um pouquinho do sangue do animal. O processo da retirada do sangue não é doloroso e dura por volta de meia hora, após a avaliação feita pelo veterinário para concluir que o animal está bem no dia para fazer a doação.

Antes da retirada do sangue, é cortado um pouco de pelo da região do pescoço do bichinho, onde é realizada a colheita. Muitos donos ficam preocupados pelo local que é retirado o sangue, mas não precisa se assustar, pois é o melhor lugar para realizar o procedimento.

Mas como saber se meu cão ou gato pode ser doador de sangue?

Para saber se seu animal pode ser doador, existem alguns critérios para ele poder fazer doação de sangue.

Cachorros:

• Ser um animal saudável;
  • É necessário que o animal seja calmo;
  • Para ser doador, o cachorro precisa estar no peso superior a 25 kg;
  • A idade mínima para um cão ser doador de sangue é de 1 ano, e a idade máxima é 8 anos;
  • O cão não pode sofrer de doenças infecciosas;
  • É preciso que o cachorro esteja com a carteira de vacinação em dia;
  • Se o cão sofrer de alguma paralisia, e ainda tomar medicação controlada, ele também não pode ser doador de sangue;
  • O animal não pode sofrer de nenhuma saúde grave;
  • Não apresentar problemas cardíacos, como sopro;
  • Nunca ter recebido alguma transfusão de sangue, o animal precisa ter sangue “virgem”;
  • Cães obesos não podem ser doadores;
  • No caso de cães fêmeas, ela não pode estar prenha;
  • O cão não pode estar no cio na época da doação;
  • Antes de saber se seu animal pode ser doador, verifique se ele não teve carrapatos recentemente, e nenhum doença derivado dele;

Gatos

• O felino precisa estar com a saúde estável;
  • É necessário que o gato seja saudável;
  • Precisa ser calmo;
  • Para o gato poder ser doador, ele precisa estar com um peso superior a 3,5;
  • É necessário que o gato tenha idade mínima de 1 ano, e o máximo 8 anos;
  • Ter criação totalmente caseira, gatos para serem doadores não podem ter acesso a rua;
  • Alimentação apenas com dieta comercial;
  • Sem doenças infecciosas;
  • O animal não pode sofrer de doenças graves;
  • Para ser doador, o gato precisa estar com a carteira de vacinação em dia;
  • Não sofrer de algum problema parasita e não tomar remédios controlados;
  • Não sofrer de problemas cardíacos, como sopro;
  • Nunca ter passado por uma transfusão de sangue;
  • O animal não pode estar no cio;
  • Não podem ser Fiv ou Felv positivo.

Se seu animal se enquadra no perfil de doador de sangue, porque não?! Ele poderá ajudar muitos bichinhos.

• Internações

No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais