A Curavet é a primeira empresa da América Latina a reunir uma equipe de especialistas em diversas áreas da medicina veterinária, em prol dos melhores resultados com a Terapia Celular com Células Tronco.

curavet

Células Tronco (CURAVET)

Sabia que os animais podem passar por tratamentos com células-tronco? Então neste artigo vamos trazer tudo que você precisa saber sobre, o que é, como funciona e quais os benefícios que este tratamento pode trazer.

 

O tratamento com células-tronco em animais ganha cada vez mais espaço no setor veterinário, até porque o resultados dos testes de células-troncos em animais foram muito positivas ao passar dos anos e o crescimento é contínuo. A utilização de células-troncos começou no EUA, e após pouco tempo de estudos e aplicações em animais debilitados, seu uso se espalhou em outros lugares pelo mundo.

Pensando na necessidade e eficácia do tratamento com células-tronco, nosso Hospital Veterinário Saúde passou a conhecer mais a fundo os tratamentos, seus procedimentos, e assim agora atende os animais que chegam até a clínica utilizando últimas tecnologias e conhecimento. Seu bichinho estará em boas mãos!

 

O que é células-tronco?

As células-tronco são células com uma grande capacidade de tratar e se transformar qualquer célula específica do corpo tanto nos humanos quanto dos animais, ou seja, diferenciar células de uma mesma linhagem.

As células-tronco possuem uma grande capacidade de se renovar através de uma divisão celular que ocorre mesmo depois de muito tempo sem inatividades e induzidas a desenvolver células de tecidos de órgãos com algumas funções especiais.

As células-tronco, diferente das células do corpo, como as células musculares, do sangue ou mesmo do cérebro que são células que normalmente não se reproduzem, elas se reproduzem e diversas vezes ainda. Com isso, a partir das células-troncos de uma determinada cultura, é possível produzir milhares.

Como funciona o tratamento de células-tronco em animais?

Os tratamentos com células-tronco podem ser realizados com células tiradas do próprio animal ou de outros, e a realização da retirada das células é igual o procedimento feito em humanos.

 

“Este tratamento só é possível porque as células-tronco são diferentes das mononucleares e não são reconhecidas pelo sistema imunológico do animal”

Existe uma alta tecnologia no procedimento de retirada, isolamento de células-tronco para sua aplicação. Tudo funciona da seguinte forma:

> Quando o tratamento é realizado com o material extraído do próprio animal, as células-tronco são separadas de outras células que estão na parte da gordura no corpo e assim estas células passam por diversos testes de qualidade para serem analisadas cautelosamente. São analisados as partes de morfológicos das células, moleculares, de contaminação, entre outras características que podem ser preciso de serem analisadas.

Logo após a retirada das células e passada por análises, elas são congeladas em um armazenamento de banco de células-tronco, para estarem conservadas para sua utilização no tratamento de doenças.

Todo o preparo das células tende a levar de 3 a 4 semanas para garantir 100% sua qualidade no tratamento.

> Quando a terapia com células-tronco é realizada com células doadas de animais jovens, as células passam por análises diferentes. É realizado os testes de proliferação e diferenciação, logo após estes processos as células-tronco são armazenadas no banco de dados do laboratório. Suas aplicações nos animais podem ser feitas nos animais de 24 à 48 horas.

Características do tratamento realizado com células-tronco:

  • Após o processo de aplicação das células-tronco, as mesma agem no organismo de forma que promove a reposição de tecidos do corpo do animal. Também podem ser usadas para recuperar o animal quando ele sofreu alguma lesão por doença ou trauma;
  • O poder das células-tronco possuem um poder enorme no corpo do animal, mas sua eficácia é maior em doenças que afetam as articulações, ossos, tendões e cartilagem;
  • O tratamento com células-tronco produz resultados satisfatórios no corpo do animal, e este tratamento não contém nenhum risco se for feito da maneira correta, diferente de muitos tratamentos que colocam a vida do animal em risco;
  • Nos animais adultos as células-tronco mesenquimais (CTMs) podem ser utilizadas no próprio animal para sua recuperação de algum problema que ele venha ter sofrido. As células-tronco nos animais adultos podem ser extraídas da medula óssea do bicho, polpa dos dentes ou de seu tecido adiposo, porque são células que contém o maior potencial de cura para tratamentos de doenças não hematológicas (aquelas que não afetam células sanguíneas), porque elas apresentam um alto nível de auto renovação, e sua diferenciação em múltiplos tipos de células e produção de pontos de regeneração;
  • Não deve ser utilizadas as células-tronco se o animal sofre com alguma doença cancerígena ou infecção ativa;
  • Os resultados do tratamento com células-tronco depende de vários fatores, um dos fatores mais importantes é a idade do animal, quanto mais novo o animal, mais benefício vai ter o tratamento com a célula. Outro fator que varia muito seu resultado é gravidade que a doença está;
  • Células-tronco quando são frescas, isto significa recém coletadas da medula óssea, tecido adiposo ou células cultivadas que são aquelas do banco de dados possuem a mesma eficiência de reparos no animal;
  • Existem casos que há uma necessidade de aplicar mais de uma vez a célula-tronco para outros tecidos no animal, assim abrangendo outros tipos de doenças que atingem o animal, por exemplo quando afetam o tecido nervoso;
  • Doenças do tipo hematológicas como leucemias e anemias podem ser tratadas com um transplante de medula óssea, porque outra célula-tronco do tipo hematopoiética entra em ação.

A importância de uma clínica especializada

É de grande importância que o tratamento com células-tronco seja realizada em uma clínica especializada e com veterinários especializados no procedimento. Aqui no Hospital Veterinário Saúde temos um setor que trabalha focado em tratamentos com células-tronco, a modo de atender da melhor forma os animais que são encaminhados a este tipo de tratamento.

 

 

 

 

 

 

  • Internações

    No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

    O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

    Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais
Hide Buttons