Dermatologia Veterinária

dermatologiapet

Muitos cães e gatos sofrem com algum tipo de alergia, mas muitas vezes os donos não percebem, não sabem o que fazer quando existe uma alergia aparente ou uma reação alérgica. E sim, os animais também podem sofrer de reações alérgicas.

A grande dúvida dos donos de cães e gatos é em o que eles podem fazer para não deixar seus bichinhos não sofrerem com algum tipo de alergia. Mas muitos fatores podem causar alguma reação alérgica no animal, por isso é preciso sempre prestar atenção em se seu pet está apresentando algum sintoma diferente ou se comportando diferente de seu normal.

Manter o animal saudável é cuidar cautelosamente de todos os detalhes que envolvem o bichano. Alimentação de qualidade, tomar uma quantia de água regularmente, manter os pelos limpos e cuidados, banho no animal, esses pontos precisam sempre estar em dia para que o cão ou gato fique saudável e não tenha alergias.

dermatologiaveterinaria

Alergias em animais

Hoje em dia os animais ficam mais em contato com seu pet do que antigamente, e com isso ao invés de ficaram fora de casa, passaram a se tornar donos muitas vezes e sua relação se tornou mais íntima com as pessoas que convivem com o cão ou o gato.

As alergias em animais é mais comuns do que nós donos de cães e gatos imaginamos, para muitos donos seu bichinho possuir alguma alergia é coisa nova ainda. As causas de alergias em pet são diversas podem vir de uma alimentação que o organismo não está aceitando bem, poeira, podem vir até mesmo do ar, tudo que estiver no ambiente em volta que o animal vive podem ser aonde se encontra o foco da alergia.

Alergias dermatológicas que mais atingem cães e gatos:

• A alergia de atopia é uma das mais comuns nos pets, essa alergia acontece quando o animal entra em contato com algum alérgeno como – ácaros, bolores ou pólen. Até porque os animais estão mais propensos a terem essa alergia por estarem mais em contato com esses alérgenos;

Nestes casos os problemas alérgicos começa pelo sistema respiratório do animal e causando reações dermatológicas. Essas reações são acompanhadas por coceiras em excesso, então se seu animal está se coçando com grande frequência fique atento, pode ser que não seja só uma coceira normal e pode sim ser uma alergia;

• A segunda alergia mais comum que atingem os animais de estimação são as alergias alimentares, isso porque algumas rações podem ter substâncias que o organismo do animal não reaja bem, isso porque a ração pode ser de qualidade ruim e ter excesso de corante. As reações alérgicas causadas por alimentação são cutâneas nos animais.

Muitos donos costumam alimentar seus animais com comida que os próprios comem, e a comida que os humanos consomem não fazem bem para os animais, então cuidado nas besteiras que você irá dar para o seu animal;

Existem casos que animais apresentam um quadro bem mais grave de reação alérgica alimentar causada por alimentos de origem proteica. A melhor dica que nos do Hospital Veterinário Saúde podemos dar, é que quando um alimento ou ração está fazendo mal ao seu pet, evite e substitua por outros tipos;

• Alergias na pele do cão ou alergias respiratórias acabam sendo bem comuns e ocorrer sua reação de uma forma mais contínua, até porque produtos de limpezas ou aromatizantes utilizados em casa podem estar fazendo mal ao pet e os donos não percebem. A melhor coisa a se fazer nestes casos é evitar o uso de certos produtos, e substituir por aqueles que não tem cheiro e muitas substâncias fortes em sua composição;

Existem outros problemas dermatológicos que também ocorrem com frequência e fazem mal aos cães e gatos, como:

• Dermatite Alérgica por picada de Ectoparasitas (DAPE) – Este problema alérgico é causado por picadas de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. Após o momento que o inseto pica a pele do animal, as reações alérgicas já ocorrem através de coceiras. É preciso que limpe o animal e verifique se nenhum carrapato está grudado na pele dele, a maioria das vezes este inseto pica e gruda na pele do cão ou gato, é preciso retirar, fazer a higienização do local e passar um remédio para não dar ferida e acabar com a coceira.

As pulgas picam e ficam transitando nos pelos do animal, é preciso que seja realizado a sua retirada também, e feito uma boa limpeza na pele e pelos do bichinho. Além da coceira, a picada desses ectoparasitas causam vermelhidão, feridas, queda de pelos e se caso você não cuidar do seu pet com uma certa urgência, a alergia pode virar infecção fúngica, infecção bacteriana ou otite, quando estes outros problemas aparecerem leve o seu pet imediatamente ao um veterinário, aqui no Hospital Veterinário Saúde estamos sempre prontos para prestar o atendimento na hora que for;

• Alopecia – Está doença dermatológica é causada quando há falta de pelos em certas partes do corpo do animal, muitas vezes seus sintomas são distúrbios dermatológicos ou sistêmicos. A queda dos pelos animais é normal e natural, mas em certos casos quando a queda ocorre com frequência e em grande quantidade, é melhor dar uma olhada mais cautelosa no pet.

Se você perceber que as falhas nos pelos do pet estão profundas, e a queda dos pelos não param, leve ele em um veterinário especializado em dermatologia. No Hospital Veterinário Saúde temos os melhores profissionais para cuidar das alergias de seu animal de estimação;

• Esporotricose – A doença dermatológica de esporotricose é comum aparecerem em cães e gatos que tem muito acesso à rua, pois ela se caracteriza por contaminação com o fungo Sporothrix schenckii, essa contaminação acontece principalmente por meio de arranhões e mordidas de um animal para outro. Muitos dos animais de rua estão contaminados e quando ocorre este contato com o seu animal a contaminação acaba afetando o seu cão ou gato.

A esporotricose pode ser contraída também pelo solo, espinhos ou farpas que possuem a presença do fungo. O recomendado é que sempre que você levar seu animal para passear, após ele chegar em casa dê uma olhada em como ele está e faça uma higienização por precaução.

A doença não atinge apenas a pele do animal, mas os vasos linfáticos se tornando um problema no sistema sistêmica, causando infecção, pus entre outros sintomas;

• Sarnas – Uma dermatite bem comum em animais é a sarna, principalmente quando muitos animais convivem juntos ou têm o contato com animais de fora com grande frequência. As sarnas são divididas em dois tipos – Escabiose: do tipo mais clássica e transmissível entre animais e também é uma zoonose (que podem ser transmitidas também para humanos) – 2° Demodidiciose: do tipo que é transmitida na hora do nascimento de mãe para filho.

Ambos tipos de sarnas podem causar lesões na pele do animal, por isso a importância do cão ou gato passar por um tratamento dermatológico. Lembrando que este problema não a cura, e sim um tratamento realizado continuamente para ter o controle da doença e evitar que a mesma se agrave.

• Otoacaríase otodécica e demodécica – Está doença dermatológica de Otoacaríase otodécica é causada pelos ácaros Otodectes cynotis, já a demodécica é causada pelo Demodex spp. Ambos problemas alérgicos afetam a região interna da orelha de cães e gatos, causando sérios incômodos nos bichinhos.

Os sintomas desses do problema de sarna otodécica é: Excesso de coceira em uma mesma região; Excesso de cerume; Aparecimento de placas de cerume com alguns pontos brancos em movimento. Você pode perceber que o animal sempre estará sacudindo a cabeça por conta do grande incomodo, leve ele a um profissional especializado em dermatologia, para o animal ter o tratamento adequado para o seu problema.

Já a alergia de demodécica podem não apresentar sintomas sendo mais difícil seu reconhecimento pelos donos, apenas aparecerá um excesso de cerume de cor clara ou castanha se produzindo na região.

Tratamentos

Os tratamentos para alergias são variados, depende de cada animal, sua idade, porte, raça e problema que eles está sofrendo dermatológico. Os tratamento vão desde o uso de remédios, há shampoos próprios, sabonetes, produtos de higienização.

Sempre que o animal esteja com alguma doença dermatológica é de grande importância que passe um uma clínica veterinária de confiança e tenha um acompanhamento de um veterinário até que o problema seja curado.

No Hospital Veterinário Saúde temos especialistas em alergias em animais, e aqui temos exames específicos para analisar melhor as alergias de seu bichinho de estimação.

O Hospital Veterinário Saúde (HVS) foi inaugurado em São Paulo, em dezembro de 2015, um sonho realizado com o crescimento da Clínica Veterinária Recanto dos Bichos Saúde com o propósito de oferecer cada vez mais serviços para nossos clientes.

• Internações

No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais