Nosso Laboratório é uma ferramenta imprescindível para o oferecimento dos nossos melhores serviços com agilidade e qualidade, fornecendo com rapidez os exames necessários para o diagnóstico e o tratamento adequado de nossos pacientes.

Conheça um pouco mais sobre Hematologia no Hospital Veterinário Saúde

laboratórioveterinário

Hematologia Veterinária

Você sabe o que é Hematologia Veterinária e como ela funciona nos animais?

Então vamos esclarecer todas suas dúvidas!

O que é Hematologia?

Para quem não sabe direito o que é hematologia, vamos explicar. Hematologia é a área da ciência que estuda especificamente as doenças do sangue, tento de humanos como de animais. Este estudo frisa obter um maior conhecimento de doenças que já “nascem” no sangue, focando o estudo em elementos figurados do sangue como o glóbulo vermelho (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

A hematologia também engloba o estudo dos órgãos onde são produzidos, como os pontos de medula óssea, o linfonodo e baço.

Hematologia Veterinária

A hematologia veterinária funciona da mesma forma que a humana, os estudos são realizados com os mesmos objetivos. As análises do sangue podem dar auxilio para diagnósticos clínicos, e considerando que o peso corporal de um animal é composto por 8% de sangue.

É de grande importância a hematologia veterinária, pois são com estes estudos feitos que muitas doenças podem ser encontradas nos animais de forma mais rápida. Se uma doença é encontrada de forma rápida, as opções de tratamento são maiores e a chance de eficácia de um tratamento ser positivo também dobra.

Quando é feito um hemograma no animal, muitas vezes é encontrado alterações e a causa dessa alteração não fica clara de primeiro momento, assim sendo preciso uma avaliação da medula óssea para verificar qual a causa da alteração encontrada no hemograma.

Como funciona a hematologia veterinária e seus estudos?

O funcionamento da hematologia veterinária para humana não se diferencia, os procedimentos acabam sendo o mesmo e o objetivo de estudo também. Na hematologia veterinária, o sangue do animal deve ser colhido com toda segurança e cautela, os procedimentos devem ser realizados com agulha e seringas. Logo após o sangue ser colhido ele deve ser colocado em tubos com ou sem coagulantes, em alguns casos o sangue pode ser colhido em tubos de vácuo que garantem a esterilidade da amostra coletada.

Para que as amostras de sangue coletadas tenham representatividade, é necessário que o sangue mantenha sua composição, para evitar que variáveis aconteçam e garantindo que os resultados dos estudos sejam exatos.

Doenças que aparecem no sangue dos animais

Cães e gatos muitas vezes acabam nascendo com algumas doenças no sangue, e outros desenvolvem a partir dos anos, na grande maioria na fase adulta e idosa do bicho.

Doenças no sangue dos cães e dos gatos:

• Anemia Hemolítica autoimune – Este tipo de doença no sangue atinge muito mais os cães do que os gatos. Existem muitas variações de anemia, e está doença altera os componentes do sangue em sua série vermelha caracterizando a diminuição de eritrócitos.

A anemia hemolítica pode ser caracterizada em dois grupos – 1° Anemia Hemolítica de origem Parasita (microrganismos parasitas que diretamente as hemácias que podem resultar em hemólise intravascular ou extravascular. Os Hemoparasitas como a babesia acabam sendo causadores da Babesiose Canina, que é transmitida por carrapatos) – 2° Anemia Hemolítica tóxica (este tipo de anemia pode atingir tantos os cães como os gatos, são compostos oxidantes presentes na circulação que pode vir a reagir na hemoglobina em dois pontos: Quando atinge o radical sulfidril da globina e em parte da molécula de ferro, pois a oxidação da hemoglobina ocorre e leva à precipitação à formação do corpúsculo. Estes tipos de anemia são causados na maioria dos casos pela ingestão de substâncias oxidantes, ou de drogas oxidantes);

• Hemofilia – Outra doença que acaba atingindo mais os cães do que os gatos, é uma doença que coagula o sangue do animal ocorrendo um sangramento anormal e na maioria das vezes excessivo. Este problema ocorre quando o organismo do animal sofre uma deficiência de fatores responsáveis pela coagulação, ou até mesmo pode ser devido a uma função anormal nas plaquetas. Se o animal está apresentando o sintoma de sangramento inexplicável, excessivo preste atenção, pode ser doenças que estão ligadas ao sangue aparecendo;

• Basset Hound Thrombopathia – Conhecida como BHT, está doença também tem ligação direta a coagulação do sangue dos cães. Quando existe uma disfunção das plaquetas, ocorre o impedimento de formação de coágulos no sangue, dando resultado a sua perda excessiva.

Este tipo de doença não possui cura, mas existem tratamentos que ajudam a controlar e deixar o animal com um bem estar maior;

• Hemangiossarcoma – Uma das doenças ligadas ao câncer no sangue, sua origem vêm do revestimento dos vasos sanguíneos e no baço. Precisa de uma avaliação mais profunda para saber como está o câncer e qual seu nível, para que o animal seja encaminhado para o melhor tratamento;

• Hemobartonelose – Doença no sangue que se da origem a picada da pulga, pela placenta e transfusão de sangue, e que atinge em sua maior parte os felinos do que os cães. Outros parasitas como carrapatos e piolhos podem ser causadores desta doença no sangue do gato também, por isso a importância de sempre conferir se os bichos de estimação estão limpos.

Está bactéria invadi o sangue do animal causando destruição nas células vermelhas do sangue.

Tratamentos

Em 100% de opção, os tratamentos de doenças no sangue são tratados com antibióticos, remédios injetáveis e acompanhamento veterinário contínuo. Algumas doenças tem sua cura, como as anemias com níveis baixos, outras não, mas precisam do tratamento da mesma forma para ser controladas.

Sempre busque uma clínica de confiança, como nos do Hospital Veterinário.

Temos os melhores profissionais especializados, para avaliar seu animal, realizar exames e tratar do seu bichinho da melhor forma e com qualidade que ele merece.

O Hospital Veterinário Saúde (HVS) foi inaugurado em São Paulo, em dezembro de 2015, um sonho realizado com o crescimento da Clínica Veterinária Recanto dos Bichos Saúde com o propósito de oferecer cada vez mais serviços para nossos clientes.

• Internações

No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais