logo

Medicina Comportamental

Conhecida também como Medicina Interativa, muitas pessoas ainda não possuem um conhecimento maior sobre a Medicina Comportamental, e principalmente como funciona no campo Veterinário. Com a preocupação de levar mais informações para os donos de animais de estimação, nós do Hospital Veterinário vamos trazer um artigo bem completo sobre tudo que os donos precisam saber.

 

O que é?

A medicina comportamental busca estudar o campo dos comportamentos anormais em seres humanos e animais. São comportamentos identificados como diferentes e fora do normal do dia a dia, é preciso estudar tais comportamentos apresentados e reconhecer os fatores que estão causando os sintomas e comportamentos aparentes.

O mesmo estudo que é realizado em humanos, é realizado em animais os estudos de comportamentos psicoemocionais. Muitos fatores podem encadear comportamentos diferentes nos animais, com isso o estudo através de diversos elementos, especialmente daqueles elementos físicos.

Esses estudos identificam as principais características dos comportamentos apresentados no animal, suas causas, principais sintomas, assim dando conhecimento para o veterinário encaminhar o pet para um tratamento de controle desses comportamentos ou até mesmo sua erradicação.

 

Medicina Comportamental na Clínica Veterinária

Para a grande parte das pessoas, ter um bichinho de estimação é ter uma companhia, uma experiência diferente e ter um membro a mais para fazer parte da família. O que ocorre em com muitos donos, é após abrigarem o animal em casa, o mesmo apresenta comportamentos diferentes, muitas vezes não tão normais quanto o esperado, mas isso não ocorre apenas em animais recém-chegados em um lar, isso pode acontecer também em animais que já estão à anos na família.

No momento que o dono se depara com os sintomas comportamentais diversos, algumas perguntas vêm à cabeça:

– O que está ocorrendo com meu animal?

– O que pode estar causando tal comportamento?

– Qual problema será que ele está sofrendo?

Sempre tem um porque e algo que possa estar causando esses comportamentos problemáticos, até porque na maioria dos casos o dono perde o controle do animal e isso acaba causando muitos outros problemas na relação entre pet e família.

Quando os problemas no comportamento do animal são contínuos, fica impossível a convivência e isso deixa os donos perdido em o que fazer para tudo voltar ao normal, ou quando o animal é está a pouco tempo na família o desafio é como fazer com que ele se sinta a vontade e se adapte ao lar. São nesses momentos complicados de convívio que a medicina comportamental aparece, para ajudar a melhorar essas relações e ajudar a melhorar o bem-estar do animal, que para eles esses comportamentos os atingem muito mais.

O campo interdisciplinar da medicina comportamental uniu a medicina e psicologia, com o intuito de obter mais conhecimento de todos os pontos interiores e exteriores do animal. Os estudos feitos no animal levam a uma atuação melhor do veterinário para escolha de terapia correta que possa controlar ou até mesmo corrigir o comportamento problemático do pet, tanto em cachorros como em gatos.

 

Causas que podem encadear os comportamentos anormais nos animais:

  • Separação precoce dos animais bebê e a mãe;
  • Falta de uma educação adequada quando o animal ainda era novo;
  • Tratamento agressivo por parte dos donos;
  • Ausência de atenção no animal;
  • Problemas emocionais;
  • Problemas físicos;

Esses são os principais fatores que podem estar levando o animal a apresentar comportamentos diferentes do que seria normal, por isso é de grande importância que o dono repare sempre no seu bichinho, como ele está, porque os sintomas podem ser muitos. Primeiro é identificado o sintoma e logo depois o estudo da medicina comportamental entra em ação para verificar o ponto exato que pode estar causando o comportamento.

Os sintomas mais comuns que podem ser reparados pelos donos são:

  • Agressividade;
  • Agitação;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Perca de peso;
  • Ganho de peso em excesso;
  • Medo de seus donos e familiares;
  • Alterações físicas;
  • Alta sensibilidade;

 

Os sintomas podem ir muito além em alguns casos, e cada animal apresenta um sintoma diferente. Alguns animais engordam em excesso, outros perdem muito peso e podem ficar até anêmicos, então a variação vai muito em conta do fator que está encadeando o comportamento, idade, raça e porte do animal também.

 

Como funciona o estudo:

O estudo é feito por um especialista veterinário em medicina comportamental, que estuda o histórico do animal, como é seu lar, dono, dia a dia, passa a conhecer melhor e intimamente o animal. São avaliados seus sintomas e comportamentos que o animal está apresentando, de acordo com o que o dono disse, mas o diagnóstico final é dado apenas após todos os estudos os estudos que o especialista realiza.

Tratamentos

Cada caso é avaliado e encaminhado para o melhor tratamento, para a correção dos comportamentos que estão ocasionando problemas e alguns casos à eliminação. Se o comportamento vier derivado de problemas de saúde no organismo ou físico em algum musculo, é preciso exames além de apenas uma avaliação comportamental, assim serão realizados exames de complemento.

O tratamento podem ser remédios para tratá-lo problemas que estão derivados de um problema de saúde mais grave.

No caso quando o comportamento é stress, agitação, pode ser que o animal esteja incomodado com o ambiente, alguma pessoa em especifico, algum barulho, energia acumulado, e assim o tratamento pode ser terapia alternativa, prática de esporte, florais para acalmar o bicho.

 

IMPORTANTE

Qualquer animal pode apresentar um comportamento problemático e anormal, por isso é preciso sempre prestar atenção se ele está comendo, como está o sono do animal, o dia a dia dele entre outras características.

Leve seu bichinho de estimação para uma avaliação, e não se esquece de que é preciso de um veterinário especializado em Medicina Comportamental. Aqui no Hospital Veterinário, temos os melhores profissionais, e os tratamentos mais adequados para cada caso, não deixe de trazer seu pet e melhore o dia a dia do seu companheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Hospital Veterinário Saúde (HVS) foi inaugurado em São Paulo, em dezembro de 2015, um sonho realizado com o crescimento da Clínica Veterinária Recanto dos Bichos Saúde com o propósito de oferecer cada vez mais serviços para nossos clientes.

  • Internações

    No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

    O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

    Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais
Hide Buttons