A Odontologia Veterinária é uma área de competência do Médico Veterinário, somente o Veterinário está apto para fazer o Tratamento Odontológico do seu animal.

odontologiaveterinariasp

Diferencial do Hospital Veterinário Saúde em Medicina Veterinária Odontológica

Qualidade & Competência antes, durante e depois de todos os procedimentos, e acima de tudo humildade e entendimento com você e seu Pet.

Para que serve a Odontologia veterinária?

Existe dentro da Medicina Veterinária, diferentes Áreas de atuação, como a Odontologia Veterinária, Clínica Veterinaria e Cirurgia Veterinaria, que proporciona um melhor entendimento sobre como ser um Dentista Veterinário Capacitado para seu Pet, e outras áreas de atuação que também são muito importantes para um Dentista Veterinário, proporcionando um melhor entendimento da saúde oral e geral, para poder cuidar do seu Pet, com todo amor e carinho e entende-lo melhor, não somente na visão Odontológica.

Especialidades:

• Periodontia
  • Endodontia
  • Ortodontia
  • Dentística
  • Restauradora
  • Cirurgias na área de Odontologia Veterinária.
    Dentista veterinario

Odontologia Veterinária / Dentista Veterinário

Cuidar da saúde bucal do seu pet também é muito importante, mas a maioria dos donos não sabe o quanto é necessário deixar a boca do seu bichinho de estimação em dia. O Hospital Veterinário já deixe um alerta para todos os donos de animais sobre saúde bucal, odontologia veterinária, suas importâncias, tratamentos e profissionais.

O que é a Odontologia Veterinária?

A odontologia veterinária é uma área a parte da odontologia que as pessoas estão acostumadas, no caso dentistas que cuidam da saúde bucal(oral) dos humanos. O que as pessoas acham é que a odontologia veterinária é uma especialidade dentro da odontologia, e não! A odontologia veterinária é um mundo a parte dos profissionais veterinários que se especializam em odontologia voltado aos cuidados da boca e dentes dos animais em geral.

Não existem grandes diferenças da odontologia humana para a veterinária, o diferencial é a fisiologia, anatomia e tipos de tratamento. Claramente não é tão fácil cuidar da boca de um bichinho do que de uma pessoa, até porque eles não entendem o porquê aquilo está sendo feito, mas existe todo um procedimento especializado aqui no Hospital Veterinário Saúde para proporcionar o melhor atendimento ao seu animal de estimação.

Como funciona a Odontologia Veterinária? E qual sua importância?

Cerca de 85% dos animais podem ter algum problema periodontais, ou seja, problemas em sua gengiva. As raças menores estão mais predispostas a necessitar de cuidados em sua saúde bucal, mas em geral todos os animais necessitam de uma avaliação com um veterinário odontológico.

Levar seu animal de estimação a um profissional odontológico não precisa ser toda a semana, mas pelo menos uma vez em um período de 4 a 6 meses. A avaliação é realizada para verificar se a problemas nos dentes do bicho, gengiva, língua entre outros pontos que fazem parte da avaliação, com o objetivo de ter conhecimento mais a fundo em como está à saúde bucal do animal.

Nos últimos anos os donos estão se atentando mais a especialidades especificas em veterinária para cuidar melhor do seu bichinho de estimação, porque já sabe da grande importância dele estar com a saúde em dia, se sentir bem e evitar problemas em seu organismo que muitas vezes estão ligados aos dentes e gengiva do animal.

Claro quer a odontologia veterinária tem suas diversas diferenças e particularidades, principalmente por conta de cada espécie de animal necessita de um atendimento e tratamento diferente. Os tratamentos dentários são realizados por profissionais veterinários especializados na área de de odontologia, é o que nossa clínica oferece para o seu bichinho de estimação. Atendimento exclusivo com um profissional especializado!

É de grande importância que um veterinário especializado atenda seu animal, até mesmo porque cuidar da saúde oral de animais pode ser um desafio dependendo da raça, porte e comportamento do animal. É mais comum cães e gatos serem levados a clínicas, então deixar o animal a vontade, menos agitado e saber realizar os procedimentos de avaliação, fica por conta do veterinário odontológico que já possui um conhecimento em como prosseguir.

Doenças bucais mais comuns que atingem animais

As principais doenças bucais e mais comuns também que atingem os animais é a doença periodontal. Mas muitas outras são bem comuns, e vamos esclarecer quais são, suas características e tratamentos:

• Doença Periodontal – Conhecido também como tártaro, está doença se caracteriza em lesões e perdas das estruturas que suportam, e também fazem o papel de proteger os dentes. Este problema bucal começa quando as placas bacterianas com o tempo se mineraliza, assim tornando-se dura, com uma coloração amarronzada, esverdeada e popularmente conhecida como os tártaros (cálculo dentário).

Está doença quando não tratada rapidamente pode causar gengivite no animal, perda de seus ligamentos periodontais e do osso que sustenta o dente. Sabe aquele mau hálito que quase todos os animais têm em excesso? Então, os tártaros são os maiores causantes desse mau, causando também sangramento na gengiva, dor, desconforto bucal no animal, mobilidade (“dente mole”), até a perda dos dentes.

A importância de tratar essa doença é tão grande, porque ela pode afetar além da boca do animal, também prejudica os rins, fígado e coração;

• Tumor Bucal – Está cada vez mais comum este tipo de problema atingir os animais, principalmente cães e gatos. Estudos realizados verificaram que a quarta região do corpo do animal que mais aparecem tumores é a boca, e não é fácil de perceber que seu bichinho de estimação pode estar sofrendo com está doença.

Quando o hálito do animal está muito forte e contínuo, não utilize nenhum produto para tentar resolver o problema, já procure um profissional de odontologia veterinária e leve seu animal para uma avaliação;

• Endodôntica – Doença conhecida por fratura (quebra) dos dentes do animal. Os donos acabam nem vendo muitos os dentes do seu animal de estimação, a perda de dentição ocorre e nem é percebido na maioria das vezes.

Algumas vezes o dente se fratura por conta de que o animal comeu algum osso, mordeu algum objetivo muito duro enquanto brincava, ou se choraram ao chão, paredes, em alguns casos quando brigam com outros bichos.

O alerta que damos aos donos, é que quando ocorre alguma fratura, esse espaço que foi atingido permite que bactérias entrem na polpa, na parte interna do dente e com isso causando lesões no osso. A lesão sai espalhando micro-organismos pelo corpo todo do bicho, isso além de dar dor, coloca o animal em risco de pegar uma infecção em seus órgãos que ficam mais distantes da boca como o rim, e isso pode encadear até a morte.

Tratamentos

Os tratamentos são diversos e cada animal é encaminhado para os cuidados necessários conforme seu porte, seu problema. Muitos tratamentos são realizados no consultório, como limpeza dos dentes, gengiva, remédios aplicados diretamente na boca, reconstrução de dentes, obturação.

Existem casos que é necessário desinflamar a gengiva ou o dente do cão, é utilizado remédios como antibióticos, para que o tratamento possa prosseguir sem machucar o animal.

Os procedimentos são sempre feitos com anestesia e em muitos casos é feito a sedação do animal, para que todo o tratamento seja realizado de forma segura e tranquila.

Acesse aqui e saiba mais sobre os serviços prestados pela Hospital Veterinário Saúde.

dentistaveterinario

Maiores informações sobre Odontologia Veterinária? Acesse o site do nosso parceiro OdontoAnimal – Odontologia Veterinária

• Internações

No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais