canceranimaisoncologia

A incidência do câncer nestes animais tem aumentado progressivamente nos últimos anos. Embora em princípio pareça uma informação desanimadora, na verdade é a prova de que os cães e gatos estão vivendo cada vez mais, já que o câncer usualmente* acomete animais idosos.

oncologiaveterinaria

 

Oncologia Veterinária

A oncologia é uma área da medicina veterinária que atua na especialidade de estudar as neoplasias. Muitos animais podem vir a sofrer com algum tipo de problema dentro da neoplasia, mas a maioria dos donos de animais de estimação não faz muito ideia do que se trata este tipo de problema, suas definições, se tem algum tratamento e se existe clínicas veterinárias que atendem especialmente esses animais doentes.

 

Nós do Hospital Veterinário Saúde temos um setor especial com profissionais especializados para atender seu bichinho da melhor forma. Mas vamos entender melhor sobre Oncologia Veterinária:

Uma grande esperança para os animais com câncer, são os estudos feitos pela área da medicina que foca em veterinária. Nós últimos anos estes estudos ganharam grandes avanços graças à tecnologia e os profissionais veterinários, novos remédios e tratamentos surgiram para melhor cuidar dos animais com câncer.

Os estudos feitos nas neoplasias são estudos realizados para obter um maior conhecimento sobre tumores, sendo eles benignos ou malignos para maior entender como biologicamente eles agem no organismo, e como combater cada tipo de câncer da melhor forma possível.

 

A importância da Oncologia Veterinária e termos

É de grande importância os estudos realizados pela oncologia veterinária, até porque são com eles que são diferenciados e diagnosticados os tipos de tumores, suas origens, causas e seus principais sintomas nos animais.

Os profissionais veterinários em oncologia necessitam compreender os termos entre tumor ou neoplasias, ambos são derivados de uma formação celular que acaba sendo evidente, mas nem sempre essa formação se resulta em um câncer. A oncologia veterinária consegue se aprofundar nas análises de todos os problemas de saúde, e saber se o animal está com um câncer ou não.

Normalmente é utilizado os termos neoplasia benigna para aqueles tumores que possuem um crescimento lento no organismo do animal, são encapsulados e que não geram o problema de metástases. Já a neoplasia maligna (no caso o câncer), são os tumores que têm um crescimento rápido no corpo do animal, é difusa e que apresenta um grande potencial de metastático.

Outro termo utilizado na oncologia veterinária é a “Metástase”, que por suas vez é um fenômeno que ocorre com as neoplasias malignas no organismo, que resultam na capacidade de se desprender de células tumorais na corrente sanguínea do animal, fazendo com que as células se fixem em outros órgãos se multiplicando.

 

Atuação na Oncologia Veterinária

Dentro da oncologia veterinária a principal área de atuação dos profissionais veterinários é atendendo e cuidando de pequenos animais incluindo principalmente cães e gatos. Quando os animais são dá espécie selvagem, silvestre e de grande porte, há também atuação da oncologia nestes casos, mas os tratamentos ficam mais limitados pela falta de estudo existente nestas espécies.

 

Tipos mais comuns de câncer em cães e gatos

Como a oncologia veterinária se obtém mais estudos e foca mais em animais de estimação, exclusivamente em cães e gatos, vão trazer aqui os tipos mais comuns de câncer que aparecem nesses bichinhos.

  • Os tipos de cânceres também conhecidos como as neoplasias que citamos a cima, são mais comuns em cães fêmeas do que em machos. Sendo os cânceres na pele como carcinoma epidermoide, câncer na mama, testicular, e também os cânceres internos que atingem vários órgãos, como útero, ovário, baço, fígado e pulmões os mais comuns;

 

  • Já nos gatos existem muitas variações de câncer, os tipos mais comuns que atingem os gatos são os linfomas e cânceres de pele. O linfoma atinge os linfonodos, nódulos linfáticos ou gânglios no animal, que podem ficar espalhados por diferentes regiões no corpo do gato.

Algumas raças de cães e gatos possuem uma maior probabilidade de ter câncer?

Tanto nos cães como nos gatos, a probabilidade de ter câncer é existente. Claro que alguns fatores físicos e anatômicos podem colocar o animal em uma zona de risco maior que outros como animais de pelagem clara no caso dos cães e em gatos brancos estão mais vulneráveis em ter doenças de pele.

 

Sintomas

  • É difícil identificar o câncer em sua fase inicial, por isso nós do Hospital Veterinário recomendamos que você leve seu animalzinho periodicamente ao veterinário. Comportamentos diferentes no cão, fora do comum, algum nódulo pelo corpo, organismo em funcionamento anormal podem ser indícios que algo está errado, não necessariamente apenas pode ser um câncer, mas outras doenças também.

 

Em muitos cães são necessários avaliações mais detalhadas, exames laboratórios para que seja dado um diagnóstico exato de qual problema de saúde o bicho tem.

 

 

  • Como os gatos são animais mais quietos e não muito expressivos quando se trata de doenças acaba ficando mais difícil descobrir, no caso do câncer. É preciso notar as diferenças no comportamento do animal, mesmo aqueles detalhes mais simples, mas que estão fora do comum e dia a dia do felino.

 

Repare em certas questões: O corpo do gato está ganhando alguma grande mudança?/ Meu gato anda perdendo muito peso e massa muscular?/ Ele anda sem apetite?/ Meu gato está se cansando rápido demais e não está querendo brincar mais?/ A urina dele, está com um cheiro muito forte, estranho e fora do normal?

 

Claro que essas questões não estão apenas ligadas ao câncer, mas sim em outros problemas de saúde também e por isso a importância de levar seu gato ao veterinário.

 

Os sintomas de câncer de pele em gatos podem apresentar: vermelhidão; feridas; crostas e úlceras graves, podendo haver um sangramento.

 

Sempre é necessária uma avaliação realizada por um profissional veterinário e exames laboratoriais.

 

 

 

Tratamentos

  • Para os cães o tratamento é dividido em três partes: terapêutica, curativa e paliativa. A grande parte dos tumores possui uma solução cirúrgica que até mesmo é a mais segura e eficaz; há casos que a utilização da quimioterapia é necessária, mas isso varia de animal para animal; o tratamento paliativo contorna os sintomas dos tumores, como inflamação e dor;

 

  • Nos gatos o tratamento para câncer depende do estágio do desenvolvimento do câncer no felino. Os tratamentos são baseados em quimioterapia, radioterapia e remédios específicos que aumentam a sobrevida do animal, e seus efeitos colaterais são relativamente baixos.

 

 

 

Câncer é um problema de saúde muito comum também no mundo dos animais, precisam de cuidados, tratamentos, remédios e acompanhamento de um veterinário.

 

Procedimentos realizados pelo serviço de Oncologia do Hospital Veterinário Saúde:

  • Atendimento clínico:
  • Consultas;
  • Quimioterapias;
  • Seguimentos (acompanhamento do paciente após o tratamento para rastrear metástases durante um período de tempo).

 

  • Internações

    No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

    O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

    Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais
Hide Buttons