ortopediapet

Ortopedia Veterinária

Com os avanços dos estudos na medicina veterinária, a ortopedia vem ajudando cada vez mais cães e gatos a resolverem diversos problemas de saúde.

Apesar de ser uma especialidade muito ampla e bastante estudada, muitas pessoas ainda não obtém muito conhecimento do que seria a ortopedia veterinária, e como ela pode ajudar os animais a resolverem muitos problemas de saúde.

Aqui no Hospital Veterinária Saúde tem profissionais especializados em Ortopedia Veterinária, para melhor atender aos pets que chegam aqui com problemas de fraturas, rupturas entre outros problemas ligados aos ossos.

Não sabe o que é um ortopedista veterinário? De quais problemas especificamente eles cuidam? Quais os melhores tratamentos ortopédicos para os animais?

Este artigo vai te ajudar a entender melhor sobre está especialidade veterinária, e sua importância.

 

O que seria um profissional de Ortopedia Veterinária?

O profissional de ortopedia veterinária se especializa na área a qual obtém conhecimento necessário para cuidar de problemas ortopédicos nos animais. É necessário que ele tenha um curso e seja um profissional especializado, para cuidar do animal com mais segurança e encaminha-lo para o tratamento certo.

 

Ortopedia Veterinária

Muitos animais diariamente são atropelados, ou caem de algum imóvel, escada, então acidentes sempre podem ocorrer e a atuação do ortopedista veterinário é necessária nessas horas. Cães e gatos a todo o momento tanto dentro de casa, como na rua pode sofrer algum acidente, e fraturar, luxar ou causar algum tipo de lesão no osso, e é preciso o quanto antes ser avaliado e passar pelo tratamento mais adequado para sua cura.

Se os traumas não forem cuidados de maneira antecipada, o problema de saúde do animal pode piorar e levar que as lesões se agravem cada vez mais, fazendo com que a estrutura física do animal fique mais fraca.

 

Os problemas mais comuns de Ortopedia Veterinária

Grande parte dos problemas ortopédicos que atingem cães e gatos é provocada por acidentes domésticos. Então a maioria dos animais de estimação que chegam a uma clínica veterinária acabou se lesionando em casa mesmo, ou passeando com o dono no parque, praia, rua etc.

Os acidentes domésticos são mais causados por quedas e batidas, que, mesmo não sendo tão graves, se não cuidada pode provocar sequelas permanentes e que podem acabar comprometendo a mobilidade do bichinho.

Atropelamentos e brigas, também podem causar lesões nos animais, e necessitaram de tratamentos feitos com profissionais ortopédicos. Claro que existem outros problemas por natureza congênita, por exemplo, quando o animal nasceu com algum problema ou propensão em desenvolvê-lo.

 

Problemas comuns da Ortopedia:

  • Displasia coxofemoral – Está é uma doença congênita, mais comum atingirem raças caninas de grande porte, como Golden Retriever, Labrador e Rottweiler. A displasia coxofemoral é o problema desenvolvido pela anormalidade da articulação coxofemoral, que surgi de uma frouxidão e progride gradualmente resultando na degeneração das articulações das regiões afetadas;

 

  • Luxações patelares – Outro problema que tem sua origem congênita, mas também pode ser causada por traumatismo. Este problema atinge cães de pequeno porte, como Poodle, Pinscher e Yorkshire, mas também pode ser diagnosticado em cães de médio e grande porte, mas a probabilidade é menor. O problema de luxação patelar pode atingir os gatos também;

 

 

  • Rupturas de ligamentos – Cães de todos os portes podem ter seu rompimento do ligamento cruzado, mas gatos também podem sofrer com este problema, não estão livres. Todas as rupturas podem ser causadas por traumatismos e processos degenerativos da articulação do joelho;

 

  • Hérnias de disco – As hérnias de disco podem ter origem traumática, mas na grande maioria dos casos o processo deste problema é degenerativo. Raças que tem sua coluna vertebral alongada, como Dachshunds, são mais atingidas por está lesão ortopédicas;

 

  • Fraturas – Gatos e cães podem sofrer fraturas, resultadas de quedas ou atropelamentos, e na maioria das vezes esses animais fraturados precisam de intervenção cirúrgica;

 

 

  • Deformidades angulares – Muitas vezes membros anteriores (patas da frente), ou posteriores (patas de trás), tanto de cães e gatos de qualquer porte pode ter deformidade angular em seus membros. As causas deste problema ortopédico é a má consolidação de fraturas, traumatismos durante a fase de crescimento do animal, ou também alterações congênitas.

 

Como notar se meu animal de estimação está sofrendo com algum problema ortopédico?

Não é tão fácil identificar se seu animal sofre com algum problema ortopédico, mas fique sempre atento no seu bichinho de estimação. Pode ser que ele esteja com dificuldade para andar, se levantar, sentar, e muitas vezes ele chora e sente dor ao se mover, lambe o local com grande frequência, pode ser que tenha inchaço na região ao redor de algum osso, o animal também pode não estar comendo normalmente ou sente dificuldade para defecar e urinar.

É recomendado que quando algum comportamento estranho for diagnosticado, leve seu animal prontamente a um profissional veterinário, e de preferência se o problema é ortopédico, procure um profissional especializado.

 

O Hospital Veterinário Saúde possui uma área exclusiva para tratar animais que sofrem com problemas ortopédicos, com profissionais especializados para que seu bichinho tenha o melhor atendimento com segurança.

 

 

 

Oferecemos procedimentos cirúrgicos como prótese de quadril cimentada ou não cimentada, osteotomia tripla de pelve, denervação, TPLO (Osteotomia niveladora do platô tibial), TTA (Avanço da tuberosidade tibial), cirurgias de coluna, osteossínteses diversas, entre outras.

 

 ortopediaveterinaria
  • Internações

    No nosso Hospital Veterinário priorizamos o bem-estar do seu pet, com um atendimento personalizado, continuo e intensivo. Utilizamos aparelhos multiprofissionais para a internação de animais.
    VER MAIS
  • Emergência 24 horas

    O Hospital Veterinário Saúde funciona 24 horas para casos emergentes. Se você precisa de consultas, cirurgias ou internações, entre em contato conosco pelo botão abaixo. Estamos sempre a disposição no Hospital.
    ENTRAR EM CONTATO
  • Atendimento Veterinário 24 horas

    Oferecemos completa infra estrutura e médicos veterinários especializados para atender nossos pacientes com eficiência, buscando melhor cuidado e qualidade de vida ao seu pet. Clínica Veterinária 24 horas Completa.
    VER MAIS
Redes Sociais
Hide Buttons