Tríade felina – o que é?

triadefelinaclinicaveterinaria

Temos feito uma série de conteúdos sobre a saúde felina por aqui! Muitos canais e veículos só abordam a saúde do cão, mas os gatos também precisam de atenção. Hoje vamos abordar uma doença que dentro cursa em três doenças, que é a tríade felina.

O que é a tríade felina?

É uma doença que engloba 3 doenças: colangite, pancreatite felina e doença inflamatória intestinal. Essa associação das 3 doenças em um único nome é a uma característica normal do diagnóstico.

Explorando cada parte da tríade felina

A colangite em gatos é uma inflamação ou infecção do ducto biliar, enquanto que a colangiohepatite afecta o ducto biliar e fígado. É a segunda doença hepática mais comum em gatos (depois da lípidose hepática).

A colangite neutrofílica acontece por infecção gastrointestinal que sobe e afecta o ducto biliar. Muitas vezes está associado À pancreatite. Acontece principalmente em gatos mais velhos e está associado ao bloqueio da saída de bílis por inflamação (estase biliar).

A conlangite linfocítica é crónica e mais comuns em gatos jovens (principalmente Persas). Pensa-se que tem origem auto-imune ou associada a uma infecção por Helicobacter. Como o ducto biliar está inflamado, está mais sensível a inflamações secundárias

Pancreatite em gatos

É a doença no pâncreas que acontece por autodigestão. Uma porção do pâncreas é responsável pela produção da insulina (tecido endócrino). Outra é responsável pela produção de enzimas pancreáticas que serão lançadas no duodeno (tecido exócrino).

Quando as enzimas digestivas do pâncreas são activadas demasiado cedo (ainda no pâncreas) ocorre autodigestão. Isto origina uma inflamação. Pode ser aguda, onde se cura removendo a causa, ou crónica e por isso irreversível, com atrofia e fibrose.

Doença Inflamatória Intestinal (IBD)

É uma doença intestinal com sinais persistentes de inflamação. Cursa com vómitos e diarreia, podendo também apresentar alterações a nível intestinal (dor abdominal, engrossamento do intestino).

É uma doença pouco compreendida em que existe alteração da arquitectura do tecido intestinal. É diagnosticada por exclusão de outras doenças.

Como ocorre a tríade felina?

A tríade felina envolve vários órgãos e parece ter um mecanismo comum. Por isso, recomenda-se que quando o gato que sofre de uma destas doenças, se despistam as restantes.

Existem duas teorias em relação à associação destas três doenças. A origem da tríade felina pode estar associada à anatomia do gato. No gato, o ducto hepático e o ducto pancreático podem estar fundidos.

Como podemos ver é uma doença complexa! Por isso a importância de um hospital veterinário sério como o Hospital Veterinário Saúde na hora de cuidar do seu bichano.

Nós do Hospital Veterinário Saúde trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas. Venha conhecer nossa Clínica Veterinária.