Vitiligo em cães

Você já viu ou tem um cachorro com Vitiligo? Então saiba que esta é uma doença que se manifesta através de despigmentação da pele. Se acredita ser genético e pode ser imunomediada.

Embora a doença não seja falat, ela pode ser inestética, ou seja, alterar a aparência do animal para pior. A medida em que a condição afeta o cão é variável, alguns irão experimentar despigmentação completa, enquanto outros só terão um nariz despigmentado.

Causas do Vitiligo em cachorros

As causas de vitiligo não são completamente compreendidas. A doença é considerada genética. No entanto, existem algumas teorias, segundo as quais a condição pode ser imunomediada. O sistema imunológico pode apresentar certos anticorpos que destroem a melanina, que é responsável pela coloração da pele.

Algumas raças de cães tem mais risco de desenvolver vitiligo: pastores alemães, belgas, rottweilers, dachshunds.

Há também alguns fatores que podem estar associados com a ocorrência de vitiligo:

  • Estresse
  • fatores neurológicos
  • outras doenças
  • exposição a toxinas

Os sintomas de Vitiligo em cães

Vitiligo vai causar manchas na pele despigmentada. Comumente, os primeiros sinais serão visíveis no nariz e outras áreas do rosto ou membranas mucosas. As manchas na pele descoloridas podem se estender. Em alguns cães, mesmo a retina (o interior do globo ocular) vai ser descolorado. O pelo que cobre as manchas na pele despigmentada também ficará branco.

Outros sintomas menos comuns de vitiligo podem incluir:

  • Lesões de pele
  • Aumento da quantidade de pelos

A descoloração pode ser em seu corpo inteiro ou apenas em determinadas áreas. Em alguns casos, os sintomas vão desenvolver-se dentro de 3 a 6 meses. Se o cão só é afetado em determinadas áreas do corpo, mesmo depois de 6 meses após o início da doença, ele irá permanecer nesta condição e as manchas não será estendidas. Em alguns cães, a condição pode afetar apenas o nariz.

Diagnóstico de Vitiligo

Vitiligo pode ser diagnosticado através da realização de uma série de testes. Um teste de raspagem da pele é necessário, como muitas infecções de pele pode causar descoloração e o veterinário precisará descartar outras possíveis causas.

Cachorro com Vitiligo tem cura?

Não há tratamentos conhecidos que eliminem esta doença de pele genética. No entanto, existem vários tratamentos alternativos que podem reduzir a extensão em que se apresenta o vitiligo. Alguns veterinários irão recomendar a exposição ao sol, pois os raios UV podem ter um benéfico efeito sobre os pigmentos da pele. Os melanócitos podem ser estimulados.

Tratamentos homeopáticos também podem ser utilizados e podem ser receitados de acordo com os sintomas e condição de saúde do cão. Se a condição está associada com condições subjacentes ou stress, você terá que lidar com a doença e esperar que o cão se recupere.

Leave a reply