Vômito em Gatos : É Normal? O que fazer

VÔMITO EM GATOS É NORMAL?

vomitoemgatossintomas

O vômito não é um assunto particularmente agradável, mas se você tem gatos, provavelmente, já presenciou seu animal vomitando ou até engasgando.

Se o seu gato vomitou uma única vez e não há nada incomum em relação ao seu comportamento ou em sua saúde, tudo voltará ao normal em alguns instantes.

Por outro lado, se o vômito for contínuo e você notar quaisquer outros sinais e sintomas é hora de agir!

O mais importante a fazer é observar seu gato e todas suas mudanças de perto. Se você perceber qualquer um dos sintomas abaixo,
entre em contato com um veterinário o mais rápido possível:

Sintomas:

– Vômito contínuo: quando ocorre várias vezes ao longo do dia ou continua por mais de um dia;

– Vomitar logo após realizar uma refeição;

– Mudança no apetite ou não ter interesse pela comida;

– Surgimento de diarréia ou aumento da frequência de urinar;

– Sangue no vômito;

– Mudança no padrão de consumo (por exemplo: beber mais água);

– Fraqueza e letargia;

– Mudanças no comportamento em geral;

– Alteração na frequência e no modo de grunhir.

Atenção! Os gatos são mestres do disfarce, especialmente quando se trata de doença, por isso é sua função perceber
as mudanças mais sutis que serão imprescindíveis para detectar qualquer problema precocemente.

Se é hora de levar seu gato ao veterinário, aqui está uma lista de situações para observar e informações importantes para o diagnóstico correto e adequado:

– Como era o vômito (cor, cheiro, objetos incomuns);

– Quando começou a vomitar, freqûencia e quando foi o episódio mais recente;

– Qualquer medicação que seu gato esteja tomando;

– Quaisquer alterações no ambiente do seu gato (novos animais no bairro, plantas na casa ou jardim);

– Quaisquer mudanças recentes na alimentação ou dieta do seu gato;

– Qualquer outro comportamento recente ou alterações na saúde;

– Se o seu gato tiver diarreia, leve uma amostra (isso é bem desagradável, mas pode ajudar no diagnóstico e tratamento);

– Quaisquer acidentes domésticos recentes;

– Quaisquer brinquedos novos ou itens de interesse que possam ter;

Nós do Hospital Veterinário Saúde trabalhamos 24 horas para oferecer o melhor atendimento para o seu pet. Exames de imagem, especialidades, vacinas, cirurgias, laboratório e todo o suporte para o seu pet. Com excelente localização, profissionais reconhecidos no mercado e capacitados para atender todas as necessidades do seu melhor amigo em todas as horas.