Os Cães Sonham ou Não?
Os cães sonham ou não, não se sabe com certeza científica, mas é difícil imaginar que não.
Todos nós assistimos nossos cães demonstrarem comportamentos durante o sono que se assemelham ao que eles fazem em um estado totalmente desperto.
Pernas remando, choramingando, rosnando, abanando as caudas, mastigando as bochechas e torcendo o nariz portanto nos inspiram a imaginar o que nossos cães estão sonhando. Descubra mais lendo o livro completo sobre cães aqui.
O que sabemos sobre cães e sonhos
Embora nosso conhecimento sobre esse assunto seja muito limitado, as seguintes informações conhecidas nos ajudam a acreditar que os cães realmente experimentam sonhos.
De acordo com o MIT News , Matthew Wilson, professor de neurociência do MITe Kenway Louie, estudante de pós-graduação em 2001,
estudaram as relações entre memória, sono e sonhos.
Eles descobriram que, quando os ratos eram treinados para percorrer uma pista circular em busca de recompensas alimentares ,
seus cérebros criavam um padrão distinto de disparo de neurônios (células cerebrais). Os pesquisadores repetiram o monitoramento do cérebro enquanto os ratos dormiam.
Eles observaram o mesmo padrão de atividade cerebral associado à corrida, quer os ratos estivessem acordados ou adormecidos.
De fato, as memórias tocavam aproximadamente na mesma velocidade durante o sono como quando os ratos estavam acordados.
Podemos aplicar isso a cães que sonham?
Podemos pegar o que se sabe sobre sonhar em ratos e humanos e aplicar as informações aos cães?
Wilson acredita que sim. “Meu palpite é – a menos que haja algo especial em ratos e humanos – que gatos e cães
estejam fazendo exatamente a mesma coisa”, disse ele, segundo o site do USA Today .
Sabe-se que o hipocampo, a porção do cérebro que coleta e armazena memórias, está ligado da mesma maneira em todos os mamíferos.
Segundo o healthday.com , o professor Wilson diz: “Se você comparasse um hipocampo em um rato a um cachorro; em um gato para um humano,
eles contêm todas as mesmas peças. ”Ele acredita que, enquanto os cães dormem, imagens de eventos passados se repetem em suas mentes,
da mesma maneira que as pessoas relembram experiências enquanto sonham.
Nas pessoas, sabe-se que a maioria dos sonhos ocorre durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde .
Os cães também experimentam períodos de sono REM, hoje diz que, durante o REM, a respiração se torna mais irregular e superficial.
Pode haver contração muscular durante o REM e, quando se olha de perto, podem ser observados movimentos rápidos dos olhos atrás das pálpebras fechadas. É durante o sono REM que os comportamentos que se pensa estarem associados ao sonho (remo nas pernas, espasmos, vocalização etc.) são mais comumente observados.
O que queremos acreditar sobre os sonhos de cães
Quando observamos nossos cães enquanto dormem, é quase impossível imaginar que eles não estão sonhando.
Assim como os ratos estudados por Wilson e Louie, é tentador acreditar que nossos melhores amigos de quatro patas estão
reencenando suas experiências recentes; brincando no parque para cães, farejando na floresta,
mastigando um osso precioso e perseguindo esquilos.
O National Institutes of Health diz que Sigmund Freud teorizou que o sonho era uma “válvula de segurança” para nossos desejos inconscientes.
Talvez ele esteja correto e, quando nossos cães dormem, eles sonham em pegar o gato irritante do vizinho, esfregar a barriga continuamente em conjunto com guloseimas ilimitadas e roubar o peru do Dia de Ação de Graças da mesa da sala de jantar .
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.