Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos
Arranhão de gato , como evitar ?
O arranhão de gato se trata de um assunto bastante discutido entre donos de animais de estimação
Assim como os cães os gatos também contam com atitudes que são usadas para sua própria defesa. O arranhão de gato se trata de uma tática bastante comum entre os felinos para se defender de situações de perigo e ameaça.
Diferentemente dos cães, os gatos são animais totalmente reservados e com comportamento bastante curioso. Lidar com um gato de forma correta pode ser uma das melhores estratégias para evitar arranhões e outros tipos de atitudes.
Pensando nesse assunto resolvemos criar um artigo, mostrando algumas atitudes que podem evitar o arranhão de gato:
Faça carinho com mais delicadeza
Um erro muito comum entre os tutores, seria colocar a mão ou fazer carinho no animal de forma bruta ou rápida. Antes de fazer carinho em um gato a abordagem deve ser bem calma, muitas das vezes é importante perceber se o animal realmente deseja receber o carinho.
Esses animais normalmente sinalizam que querem carinho com sua própria linguagem corporal e comportamento.
Corte as unhas do felino
Cortar as unhas do animal pode ser uma ótima estratégia para evitar um belo arranhão. Portanto é importante lembrar que existem formas seguras de fazer esse procedimento.
As unhas dos gatos possuem terminações nervosas que devem ser preservadas na hora do procedimento, muita das vezes a ajuda profissional certamente pode ser necessária.
Mantenha o animal em um ambiente confortável
Os gatos são animais que gostam de espaço e conforto, um ambiente bem organizado e com espaço para o animal interagir certamente pode fazer toda a diferença para o comportamento do animal.
Ambientes desorganizados e com pouco espaço para o animal interagir pode tornar o anima agressivo, rendendo vários arranhões.
Compre um arranhador para o animal
O uso de arranhadores são de total relevância para o animal estimular os seus instintos de forma correta e objetiva.
Ter um arranhador certamente vai fazer seu gato gastar energia de forma correta com esse tipo de atitude, evitando arranhões em seus tutores ou visitantes.
Evite fazer carinho na barriga do gato
Os gatos odeiam receber carinho na região abdominal, portanto é muito importante prestar atenção nesse tipo de atitude.
A região abdominal de um gato, se trata de um local que os mesmos consideram frágil, portanto a primeira atitude pode ser arranhões e mordidas.
O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.