Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos
Tártaro em cães , conheça o problema
O tártaro em cães é um problema muito comum encontrado pelos tutores
Só de reparar as atividades diárias dos cães já é possível saber a relevância que os dentes têm para eles. Ss cães usam os seus dentes para brincar comer e roer.
Devido aos fatos abordados, podemos chegar a conclusão que certamente os dentes desses animais devem estar sempre com a saúde em dia.
Além dos cuidados tomados pelos tutores, o acompanhamento do veterinário se torna de grande relevância na hora de promover a saúde bucal do animal.
Conheça também : Odontologia Veterinária
O tártaro em cães se trata de um problema muito comum entre os animais, porém existem cuidados e tratamento para o problema.
Assim como os humanos os cães também podem desenvolver tártaro, devido ao acúmulo de resto de alimentos em seguida a criação da placa bacteriana.
A diferença é que nós humanos escovamos os dentes diariamente, assim removemos todos esses resíduos que foram a placa bacteriana.
Algumas raças inclusive de pequeno porte, certamente podem ter mais facilidade para adquirir o problema, devido a formação anatômica da cavidade oral.
Alguns cuidados para evitar o tártaro em cães.
Escovação para cães
Sem dúvidas a escovação dental para cães se torna uma importante aliada na hora de promover a saúde bucal para o animal.
Hoje em dia já é possível encontrar no mercado escovas e pastas de dentes próprias para cães. Certamente a escovação deve ser feita diariamente ou no mínimo três vezes por semana com os devidos cuidados.
Para entender melhor o procedimento de escovação, um médico veterinário deve ser consultado.
Consultas de rotina ao médico veterinário
A odontologia veterinária se trata se uma especialidade importante não só para tratar doenças odontológicas. As consultas de rotina certamente pode contribuir para a prevenção de diversas doenças, inclusive o desenvolvimento do tártaro em cães.
Em alguns casos pode ser necessário até mesmo a raspagem da placa bacteriana, promovendo a remoção total do tártaro.
Alimentação apropriada
Alguns alimentos podem contribuir para a formação de tártaro nos cães, promover uma dieta saudável para o animal certamente podem ser de grande relevância para evitar o problema.
A alimentação para cães deve ser acompanhada diretamente por um médico veterinário. Esse profissional será capaz de indicar os melhores produtos e alimentos que podem contribuir para a saúde bucal do animal.
Algumas complicações do tártaro em cães
As bactérias que estão presentes no tártaro, certamente podem migrar para outras partes do corpo podendo trazer complicações para a saúde do animal.
È muito comum existirem casos que essas bactérias podem migrar para o coração , podendo levar o animalzinho a óbito.
O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.