Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos
Mas afinal porque os gatos somem ?
Se você já ficou preocupado porque seu gato sumiu por horas ou até dias, saiba que não está sozinho! Esse comportamento é mais comum do que parece, e os felinos têm boas razões para explorar o mundo além de casa. Mas será que dá para evitar esses desaparecimentos e manter seu pet seguro? Vamos entender melhor por que os gatos somem e como lidar com essa situação!
Os gatos somem, isso realmente pode ser resolvido ?
Os gatos realmente somem, essa é a grande realidade!
Os gatinhos são animais fofos que fazem a alegria de diversas famílias. Além de fofos são animais carinhosos e com um comportamento bastante curioso.
Uma situação muito comum entre os tutores, certamente e quando o gato some por um período longo. Esse tipo de situação certamente trás muita preocupação e desconforto para os donos desses felinos.
E de grande importância entender porque os gatos somem com frequência. Um gato fora de casa pode ser considerada uma situação mais comum que pensamos.
Os gatos são animais como os outros felinos, possuem a capacidade de explorar novos territórios com facilidade. Na verdade são verdadeiros aventureiros.
Mas afinal porque os gatos somem ?
A necessidade de explorar novos territórios sem dúvidas se trata de uma atitude comum entre os felinos. Os gatos são animais que possuem guardados em si o extinto de felinos selvagens parecido com dos leões e tigres.
Seu lar pode ser a casa de seu tutor, mas abranger também o terreno vizinho e os telhados da região.
Então é muito comum ver o gato em uma árvore e telhado achando que esta ainda em sua casa.
Além disso é muito comum os gatos irem atrás de fêmeas no cio, onde podem até mesmo entrarem em confronto com outros gatos.
Muita das vezes os gatos após esses confrontos, aparecem com arranhões e ferimentos pelo corpo.
Podemos observar que esse tipo de atitude se trata de algo que muita das vezes não podemos evitar, porém existe sim solução para esse tipo de problema.
São alguns problemas dos gatos fora de casa:
- Brigas com outros gatos;
- Atropelamento;
- Doenças;
- Ficar perdido em algum momento.
Como fazer o meu gatinho ficar mais em casa ?
Para que seu gato passe a maior parte do tempo em casa, devem ser oferecidos ao mesmo alguns estímulos importantes. Os arranhadores e prateleiras são brinquedos interativos que fazem o animal gastarem bastante tempo do seu dia.
A castração em gatos, certamente se trata de um procedimento que faz o gato ficar mais calmo e mais caseiro, evitando assim que o mesmo fique no ambiente urbano procurando por parceiras para acasalamento.
Essas atitudes não vão garantir que o gato fique o tempo todo em casa, porém irá diminuir bastante o tempo que o mesmo fica na rua.
Em caso de dúvidas em relação ao assunto, um médico veterinário deve ser procurado para maiores informações.
O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.
Os gatos têm um instinto natural de exploração, o que pode fazer com que desapareçam por longos períodos. Esse comportamento está ligado à necessidade de marcar território, buscar parceiros no cio e satisfazer sua curiosidade. No entanto, esse hábito pode representar riscos, como brigas, atropelamentos e doenças. Para reduzir as chances de fuga, é essencial proporcionar estímulos dentro de casa, como arranhadores e prateleiras, além de considerar a castração para reduzir o comportamento exploratório. Caso o gato desapareça com frequência, um veterinário pode orientar as melhores soluções para manter seu pet mais seguro.
Saiba mais sobre
Por que os gatos gostam de sair de casa? Eles possuem instintos de exploração herdados dos felinos selvagens, além de buscarem parceiros no cio e novos territórios.
Os gatos sabem voltar para casa depois de sumirem? Geralmente, sim. Eles têm um ótimo senso de orientação, mas podem se perder ou sofrer acidentes.
Quais são os principais perigos para gatos que saem sozinhos? Brigas com outros gatos, atropelamentos, contaminação por doenças e o risco de ficarem presos em locais desconhecidos.
Como evitar que meu gato fuja com frequência? Proporcione estímulos dentro de casa, como brinquedos e arranhadores, e considere a castração para reduzir o comportamento de fuga.
Castração ajuda a evitar que os gatos fujam? Sim, gatos castrados tendem a ser mais caseiros, pois perdem o interesse em procurar parceiros para reprodução.
O que fazer se meu gato sumir por muito tempo? Procure nas redondezas, chame pelo nome, deixe comida e peça ajuda a vizinhos. Se necessário, consulte um veterinário para orientações.