Leucose Felina, conheça mais sobre a doença

Leucose Felina se trata de uma doença que pode acometer drasticamente a saúde do seu gatinho de estimação.

Nos dias atuais, gatos e humanos estão casa vez mais próximos em suas relações. Portanto as doenças que acometem os gatos, sempre serão uma grande preocupação para os humanos.

A Leucose Felina é uma doença infecciosa causada pelo Felv (Feline Leukemia Virus) e transmissível através da saliva infectada quando os gatos se lambem outros gatos,  partilham acessórios e até mesmo quando entram em luta corporal no período de acasalamento.

Assim como qualquer doença, a Leucose Felina deve ser tratada com cuidado, pois realmente pode ser agravar e trazer complicações para seu animal.

A Leucose Felina é atualmente uma das doenças infecciosas mais comuns em gatos de rua, portanto toda atenção deve ser voltada para a sua prevenção.

O vírus causa uma infecção forte através do desenvolvimento de neoplasias (tumores) malignas, ou disfunção imunitária (sistema de defesa do organismo) , que faz o animal a ter doenças infecciosas secubdárias.

Sintomas da Leucose Felina

Apesar de existirem sintomas na doenças, os animais podem ficar bastante tempo sem apresentar nenhum tipo de sintomas, e ao mesmo tempo pode transmitir a doença para outros animais.

Os gatos com a doença podem apresentar abcessos recorrentes ou persistentes, infecções crónicas da boca (periodontites e estomatites), doenças respiratórias crónicas, diarreias, perda de apetite.

È importante lembrar que os animais infectados se não tratados, podem virem a óbito durante 2 a 3 anos de infecção pelo vírus.

A diminuição da produção de glóbulos vermelhos levam a anemias que podem ser graves e a falta de glóbulos brancos diminui brutalmente a capacidade de defesa do organismo perante as infecções.

Tratamento  e prevenção para a Leucose Felina

Não existe um tratamento específico para a doença, porém as doenças secundárias podem ser tratadas com os medicamentos adequados. Os antibióticos e medicamentos para controlar os sintomas podem serem as melhores opções para prolongar a vida do seu animal.

As vacinas  da atualidade são muito eficazes na prevenção da Leucose Felina, estando recomendada a vacinação a partir das 9 semanas de idade, seguida por um reforços. Por isso é sempre importante manter o calendário vacinal do seu animal.

Importante lembrar que em caso seja identificado um gato infectado, os outros gatos que tiveram contato com o animal também devem ser testados e mantidos em quarentena. Evitar que outros animais tenham acesso ao bebedouros e vasilhas do seu gato de estimação pode ser uma maneira simples de prevenção.

A castração de gatos pode ser bastante eficiente para que seu animal tenha menos contato com o ambiente externo, e outros animais infectados.

Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.

Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.

Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *