Necrose em gatos, conheça mais sobre o problema
A necrose em gatos se trata de um problema que pode preocupar bastante os tutores, justamente por trazer uma aparência não muito agradável para quem ver.
A grande verdade é que os gatos são animais que possuem hábitos noturnos e podem passar boa parte do seu tempo fora de casa. Portanto esses animais podem estarem expostos a diversos agentes que podem causarem a necrose em gatos.
Uma ferida por exemplo, pode trazer consigo uma necrose , justamente pelo fato da mesma poder se infectar e terem as estruturas afetadas por bactérias e outros agentes infecisiosos.
Conhecendo melhor a necrose em gatos
A necrose em gatos é uma condição médica grave que ocorre quando os tecidos do gato começam a morrer devido à falta de suprimento sanguíneo adequado. Podemos dizer que a necrose se trata de uma região que o tecido muscular não se encontra integro e vivo.
Como sabemos a circulação sanguínea se torna fundamental para qualquer tipo de sistema fisiológico, quando esse fluxo acaba , um tecido pode morrer e ter ploriferação de bactérias. Uma lesão com necrose se não tratada adequadamente pode até mesmo levar o animal a uma infecção generalizada.
A infecção generalizada ocorre quando agentes infecciosos correm por toda corrente sanguínea do animal, podendo chegar até o sistema neurológico e levar o animal para óbito.
Existem várias causas potenciais para a necrose em gatos:
As Lesões como os traumas, cortes e queimaduras podem danificar os tecidos do gato e interromper o suprimento sanguíneo, levando à necrose ou seja, a morte do tecido.
As Infecções bacterianas e até mesmo fúngicas ou virais podem se espalhar pelos tecidos do gato, danificando-os e levando à necrose, geralmente esse tipo de infecção pode começar juntamente com uma ferida ou até mesmo por problemas dermatológicos.
Os problemas circulatórios como a trombose podem interferir no fluxo sanguíneo adequado e causar necrose em áreas afetadas, dessa forma todos os cuidados necessários devem ser tomados com o animal para não acontecerem complicações piores.
Antes de um tecido ficar necrótico em um gato, o tecido dermatológico pode passar por vermelhidão, períodos com secreção amarelada purulenta com odor forte.
A aparência escura da lesão é característica mais comum de uma necrose, a grande verdade que esse tecido precisa ser tratado e vitalizado o mais rápido possível.
O tratamento da Necrose em Gatos
Primeiramente é importante lembrar que o tratamento da necrose em gatos deve ser feito da maneira mais rápida possível, para que a proliferação bacteriana não ocorra no animal. O desbridamento do tecido necrótico( retirada do tecido morto) pode ser feita atráves de forma manual ou até mesmo cirúrgica pelo médico veterinário.
Os curativos devem ser feitos de forma rigorosa conforme prescrição, em alguns casos pode-se usar alguns medicamentos tópicos. Os antibióticos orais também pode ser usado para evitar a proliferação bacteriana.
Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.
Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.
Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.
Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos