A Urina do meu Gato está Normal?

Ninguém gosta de uma caixa de areia fedorenta. Embora até o condomínio mais limpo para gatinhos possua um perfume específico, como um responsável por gatos pode separar o fedorento doentio?

Como você pode saber se a urina do seu gato é normal?

urina do meu gato está normal?
Gato olhando a urina

Urina normal para gatos

Observar a urina do seu gato é talvez o maior desafio.

As caixas de areia e as camas modernas fazem um excelente trabalho para esconder a visão e o odor.

A maioria dos felinos exige isolamento total ao usar a caixa de areia , tornando o monitoramento quase impossível. Contudo um pouco de criatividade e comprometimento, aqui estão algumas dicas para garantir que seu gato está urinando normalmente:

Frequência normal de urina do gato

Os gatos evoluíram das regiões áridas e secas da Mesopotâmia, portanto segue algumas informações

1. Como a água era escassa, eles desenvolveram sistemas inteligentes para manter a hidratação.

Como resultado, os gatos adultos mais saudáveis ​​do interior urinam duas vezes por dia, em média.

Com que frequência o seu gato urina será influenciado pelo consumo de água, calor e umidade, quantidade de umidade nos alimentos e condições médicas como doença renal , infecções da bexiga , problemas no fígado , desequilíbrios hormonais e muito mais

2. É essencial conhecer os hábitos diários normais de micção e defecação do seu gato. Alguns gatos estão perfeitamente bem urinando cinco vezes por dia, enquanto para outros, isso indicaria um aumento dramático. Muitos gatos usam a caixa de areia apenas uma ou duas vezes por dia, e andar quatro vezes seria um problema.

Se seu gato começar a urinar repentinamente mais ou menos que o normal, não demore, certamente pode ter um problema.

Quaisquer alterações na frequência da micção devem ser verificadas imediatamente pelo seu veterinário.

Confira 6 fatos surpreendentes sobre doenças renais para gatos >>

Cor

Portanto a cor normal da urina do gato :

A urina normal do gato deve ser um amarelo claro e claro 3 .

“Dourado” ou “cor de palha” são frequentemente usados ​​para descrever o tom amarelado da urina saudável.

A urina não deve estar turva ou difícil de ver. Alterações na cor (escura ou clara), nebulosidade ou material particulado (flutuante detritos) são mais frequentemente associados a problemas na bexiga ou nos rins.

O odor normal da urina do gato

Se você tem um gato adulto, esterilizado ou esterilizado , é provável que o cheiro da urina do seu felino não seja muito forte.

A urina normal terá um odor ácido e levemente picante 3 que é bastante inofensivo e geralmente fraco.

A urina de gato anormal

Muitos gatos com problemas na bexiga ou nos rins urinam fora da caixa de areia

Eu digo aos guardiões dos gatos se o seu gatinho está tendo “acidentes” em casa, existe o potencial de doenças graves e a atenção veterinária imediata é recomendada.

Frequência anormal da urina do gato

Qualquer aumento ou diminuição da frequência da micção é uma preocupação. A diminuição da micção, certamente pode estar associada a esforço ou vocalização, pode sinalizar um bloqueio uretral e ocorre mais comumente em gatos machos.

Esse tipo de obstrução pode ser fatal em poucas horas.

O aumento da micção também pode estar associado a infecções da bexiga e cistite ( inflamação ), uma condição dolorosa. A micção mais frequente também pode ser causada por diabetes , doença renal e problemas comportamentais .

Ir à caixinha de areia com mais ou menos frequência ou urinar em locais incomuns pode ser a única maneira de o seu gato pedir ajuda.

Cor anormal da urina

A mudança de cor mais comum que os responsáveis ​​pelo gato relatam para mim é a urina escura ou com sangue .

Famílias felinas frenéticas nos falam sobre uma trilha manchada de vermelho, da caixinha de areia à tigela de comida.

Se você notar alguma alteração na cor, especialmente na urina com coloração avermelhada, notifique seu veterinário de uma vez só.

Minha maior preocupação é que coágulos sanguíneos, detritos como cristais ou inchaço devido a inflamação ou infecção possam levar à obstrução da uretra, causando uma incapacidade potencialmente fatal de urinar.

O bloqueio uretral pode ocorrer em algumas horas, tornando crítico o tratamento médico ou cirúrgico rápido portanto outras mudanças a serem observadas são a urina incolor.

A urina pálida e aquosa sem um brilho dourado saudável geralmente indica urina diluída, portanto um sinal de doença renal ou diabetes. Em geral, se a mudança de cor ou constância for significativa o suficiente para você notar, certamente é significativa o suficiente para que ele seja verificado pelo seu veterinário.

Odor anormal da urina

Portanto como o odor é subjetivo e muitos guardiões de gatos desenvolveram o que chamamos de “fadiga olfativa” quando se trata da caixa de areia, cheirar um perfume problemático pode ser difícil para muitos. Fui surpreendido pela onda de choque ao abrir muitos portadores de gatos, se é que você me entende.

Muitos mal odores da urina contudo estão associados a infecções da bexiga e cistite (inflamação).

Tumores e distúrbios hormonais, especialmente em gatos machos, também podem causar uma mudança drástica no odor da urina. Em geral, se você cheirar algo incomum na caixa de areia, peça para seu gato ser examinado pelo seu veterinário.

A linha inferior da caixa de areia

A linha inferior com “urina de gato normal versus anormal” é saber o que é típico para o seu gatinho. Como o trato urinário inferior de um gato é extremamente suscetível a infecções, inflamações e fornece informações sobre a função renal, diabetes e outras doenças, portanto observe atentamente todas as alterações de frequência, cor e odor. Costumo aconselhar os pais de estimação que “sutis podem ser significativos” e isso é excepcionalmente verdadeiro com a micção de um gato.

Se o seu gato tiver urina anormal, exames simples de sangue e urina  contudo podem informar rapidamente o veterinário sobre o diagnóstico, tratamento e prognóstico adequados.

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.