Cão idoso

Calculo Renal em Cães , Conheça Mais

É muito comum escutarmos humanos queixarem-se de dor renal e dizerem que apresentam  a comum “Pedra nos rins”.

Essa patologia não ocorre somente em  humanos, mas  também em diversos animais, inclusive nos cachorros.

O cálculo renal se trata de uma patologia muito comum atendida em diversas clínicas veterinárias, onde preocupam muitos tutores.

O cálculo renal são formados por pequenos cristais encontrados no sistema urinário do animal, que com o passar do tempo se tornam cada vez mais sólidos, podendo trazer muita dor e outros sintomas.

A má alimentação também se trata de um fator bastante importante para o estado de saúde do animal, podendo trazer danos irreversíveis para a saúde do animal.

A boa notícia é que a doença pode ser diagnosticada com precisão e tratada com eficiência pelo médico veterinário.

As principais causas para o aparecimento de cálculos certamente  podem ser de origem genética ,algumas raças de cães podem ter a patologia com mais frequência.

Sinais e sintomas do calculo renal em cães

São alguns sinais e sintomas que podem ser observados na doença:

• O cão sente dor ao toque  na parte inferior do abdômen;
  • Choros constantes;
  • Recusa para a alimentação;
  • Apresenta dor ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Dificuldade para urinar.

Lembrando que todos esses sinais e sintomas podem ser observados pelos tutores no ambiente que vive o animal, porém o médico veterinário deve ser comunicado imediatamente.

Diagnóstico da doença

O  ultrassom e o Raio-x  são ferramentas importantes para o diagnóstico da doença, portanto é muito importante lembrar que os sinais e sintomas e exame clínicos são de grande relevância para o diagnóstico da doença.

Exames de sangue e urina são solicitados para pelo médico veterinário para avaliação do estado do estado de saúde do animal.

Tratamento do calculo renal em cães

O tratamento da dor é uma grande preocupação do médico veterinário quando tem um animal com calculo renal, em alguns casos pode ser feita a desobstrução das vias urinárias e até mesmo procedimento cirúrgico.

O médico veterinário certamente colocara o animal em uma dieta específica para que o animal possa recuperar com tranquilidade e voltar o seu estado fisiológico normal.

O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

Comment (1)

• pedro silva 14 de julho de 2023 Reply

muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is