desidratação em caes hospital veterinario

Desidratação em Cães

Um dos maiores perigos do verão é a desidratação. Os cães esquentam mais rápido que as pessoas, e é fácil até mesmo o mais saudável ficar desidratado.

Alguns de nós entendem a frase “dias de verão para cachorros” literalmente – queremos ir a todos os lugares acompanhados por nossos amados cães !

Embora isso possa ser ótimo, saiba que o calor do verão pode ser perigoso para a saúde do seu cão.

Uma previsão e planejamento significativos para acomodar temperaturas mais altas separam um dia divertido de verão de uma viagem ao veterinário de emergência .

desidratação em caes hospital veterinario

O que exatamente é a desidratação em cães?Porque isso acontece?

Desidratação refere-se a uma escassez de água dentro do corpo. Você sabia que aproximadamente 60% da massa corporal do seu cão é composta de água?

Mas a água não é apenas um componente do que flui dentro dos vasos sanguíneos (artérias e veias), mas também é um componente
essencial nas células e nos tecidos ao seu redor.

Dada sua natureza onipresente, é fácil entender por que ter uma quantidade adequada de água dentro do corpo é essencial para manter a pressão sanguínea, a circulação e as funções corporais normais.

Causas de desidratação em cães

A desidratação ocorre quando pouca água é consumida em relação à quantidade perdida do corpo.

Por exemplo, um cão que está doente com vômitos ou diarréia e não se sente bem o suficiente para beber muita água para compensar essas perdas de fluidos pode facilmente ficar desidratado.

A doença renal pode causar desidratação porque os rins danificados produzem urina abundante, independentemente da quantidade de água consumida.

O calor do verão promove a desidratação, principalmente quando um cão não está interessado ou não tem acesso a muita água.

Pense no cachorro obcecado por uma bola de tênis que não gosta de interromper um bom jogo de busca para engolir um pouco de água.

Enquanto isso pode não ser um problema em temperaturas mais baixas, a perda de água associada à forte ofegante no verão pode resultar rapidamente em desidratação.

Detectando a desidratação em cães

A desidratação causa uma variedade de sintomas e os cães podem demonstrar de um a todos eles.

Contudo as vezes pode variar suas intensidades.

Os sintomas incluem:

Letargia
Fraqueza
Respiração difícil
Frequência cardíaca elevada
Gengivas secas e pegajosas (as gengivas normais são escorregadias e suaves ao toque).

Se você suspeitar que seu cão esteja sofrendo de desidratação, faça o possível para encontrar alguma sombra ou um ambiente com ar-condicionado e incentive a bebida. Se os sintomas não melhorarem em um curto período de tempo (cinco minutos no máximo), é hora de procurar atendimento veterinário de emergência.

Prevenção

Aqui estão algumas dicas para manter seu Fido favorito bem hidratado neste verão:

Exercite seu cão de manhã cedo ou à noite para evitar o calor mais intenso do dia.
Certifique-se de levar água e uma tigela de água (que seja familiar ao seu cão) onde quer que você vá.

Não confie na disponibilidade de fontes naturais de água.
Permita bastante descanso e quebras de água durante a atividade lúdica e o exercício . Seu cão pode não conhecer seus limites e continuará a perseguir com entusiasmo o Frisbee, muito tempo depois da hora de desacelerar.

Forneça acesso à água com frequência. Quando estiver no calor, certifique-se de fornecer uma parada para a água (para você e seu cão) pelo menos uma vez a cada 15 a 20 minutos.
Se o seu cão estiver preocupado com outra coisa (outros cães, uma bola de tênis etc.)
ou excitado demais para beber, é melhor interromper o passeio para evitar a desidratação.

Por mais que gostemos de levar nossos cães conosco para todos os lugares, lembre-se de que, quando as temperaturas estão subindo,
o bem-estar do seu cão pode ser melhor servido se você for deixado em casa.

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Sintomas relacionados:

Vômito