doenças respiratórias em cães

Resfriados em Cães

Doença respiratória canina: os cães ficam resfriados?

Todos sabemos que resfriados não são divertidos, mas para aqueles que ficaram presos durante um inverno especialmente brutal, eles são inevitáveis.

Especialmente no escritório, onde os resfriados parecem se espalhar na velocidade do som.

De fato, aposto que você poderia colocar a fonte de várias tosses de colegas de trabalho sem sequer olhar.

Eu me pergunto, você também pode pensar e a tosse do seu cachorro?

Muitos de meus clientes ouviram o cachorro tossir ou espirrar, e isso leva a uma pergunta muito natural.

Os cães ficam resfriados? A resposta curta é sim, mas não os mesmos resfriados que as pessoas.

doenças respiratórias em cães

Portanto gatos e cães possam sofrer resfriados, os vírus são diferentes daqueles que afetam os seres humanos.

Filhotes, cães não vacinados , cães idosos e cães com sistema imunológico comprometido têm um risco aumentado de desenvolver essas infecções .

Então, que tipo de resfriado os cães ficam? Os cães são afetados por uma variedade de infecções respiratórias, e algumas são potencialmente graves.

Sintomas de doenças respiratórias infecciosas (resfriados de cães)

As infecções respiratórias superiores podem produzir qualquer um dos seguintes sintomas:

Congestão e secreção nasal
Ligeira dificuldade em respirar pelo nariz
Tosse ocasional
Febre baixa
Olhos escorrendo
Espirros
Letargia geral
Perda de apetite

Entretanto as doenças respiratórias superiores em cães compartilha esses sintomas muito semelhantes, portanto, obter um diagnóstico específico pode exigir testes relativamente sofisticados. É importante descobrir o que está afetando seu cão; Mais uma vez, algumas dessas condições são fatais.

Tipos de doenças respiratórias infecciosas (resfriados de cães):

Distemper canino(cinomose): A cinomose canino é uma infecção viral grave que afeta vários sistemas orgânicos. Freqüentemente resulta em várias síndromes graves e geralmente é fatal. O Distemper canino classicamente leva a infecções respiratórias graves, mas também afeta os sistemas gastrointestinal e neurológico. Cães afetados geralmente têm secreção nasal e ocular. Certamente a pneumonia é uma complicação comum.

Portanto a cinomose é mais comum em animais que não foram vacinados contra o vírus, como filhotes não vacinados ou cães que são imunologicamente vulneráveis ​​por outro motivo.

Parainfluenza:A parainfluenza canina é uma infecção viral altamente contagiosa. A parainfluenza é um componente importante na doença respiratória infecciosa canina. É mais provável que afete os cães quando aglomerados junto com outros cães expostos ou infectados. Pergunte ao seu veterinário sobre a vacinação contra esta doença.

Adenovírus tipo 2: O adenovírus canino é uma doença respiratória relacionada ao vírus que causa a hepatite canina.

O adenovírus desempenha um papel em alguns casos de complexo respiratório canino. É transmitido por secreções respiratórias.

Gripe canina:A gripe canina é um vírus respiratório recentemente identificado dos cães. Por mais que o nome da doença implique, produz sinais semelhantes à gripe em humanos. Pode resultar em doenças secundárias significativas, como pneumonia, e pode ser fatal.

Coronavírus canino: o coronavírus respiratório canino infecta principalmente o trato respiratório superior e causa infecções respiratórias agudas –
por si só ou em conjunto com outras infecções respiratórias.(Não é o COVID-19, não é transmissível para seres humanos)

O coronavírus respiratório não está relacionado à Infecção por Bordetella bronchiseptica entérica por coronavírus canino : a infecção por Bordetella é geralmente chamada de ” tosse do canil “. A doença resulta em inflamação da traquéia e brônquios.

Teste para doenças respiratórias infecciosas

Seu veterinário pode usar um tipo específico de teste, se o seu cão apresentar esses sintomas, conhecidos como PCR ou (reação em cadeia da polimerase).

Entretanto seu veterinário pode sugerir que esses testes sejam submetidos a um laboratório especializado para diferenciar as condições.

Portanto você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Sintomas relacionados:
Dificuldade para respirar