Gatos com Dor? Como Identificar
Como você sabe se o seu gato está com dor?
Avaliar a dor é um desafio complicado, especialmente em gatos , portanto segue um pequeno guia.
A dor tem dois componentes principais: o aspecto sensorial (intensidade, localização e duração) e o aspecto afetivo (pedágio emocional).
Como a avaliação da dor é um pouco subjetiva, os veterinários constantemente tentam criar ferramentas que tornam esse processo mais objetivo.
Para validade, qualquer ferramenta de medição da dor deve levar em consideração as duas características: a sensorial e a afetiva.
Sinais de dor em gatos:
Um estudo britânico foi recentemente conduzido com o objetivo de chegar a um consenso sobre os critérios ao avaliar a dor em gatos.
Um total de 91 sinais, escolhidos na literatura existente, foram avaliados durante quatro rodadas de avaliação por 19 especialistas em medicina felina.
Alguns trabalhavam em consultório particular entretanto outros em escolas de veterinária.
Portanto, 25 sinais foram considerados confiáveis e sensíveis para indicar dor em gatos, em uma variedade de condições clínicas diferentes.
Os 5 principais sinais
Diminuição do apetite
Evitando áreas claras
Rosnando
Gemidos
Olhos fechados
Outros sinais incluíam: claudicação, dificuldade em pular, marcha anormal, relutância em se mover, reação ao toque, afastamento / ocultação,
ausência de cuidados, brincar menos, diminuição geral da atividade, menos atrito com as pessoas, humor geral, temperamento,
postura curvada, mudança de peso, lambendo uma região específica do corpo, postura da cabeça mais baixa, pálpebras bem fechadas,
mudança na forma de comportamento alimentar, esforço para urinar, tremor na cauda
Os 5 principais sinais portanto são indicativos de dor intensa. Alterações comportamentais , como irritabilidade, portanto tendem a ser vistas com mais dor a longo prazo.
Os outros sinais podem ser observados com dor menos intensa.
Todos esses sinais abrangem os aspectos sensoriais e emocionais da dor
E se você ver esses sinais de dor no seu gato? Os donos de gatos devem estar cientes desses sinais.
Alguns atribuem erroneamente mudanças comportamentais, como ausência de aparência ou brincadeira, como sinais de envelhecimento; eles podem realmente ser sinais de dor.
Lembre-se, a presença de qualquer um desses sinais significa dor.
Se você vir algum destes sinais em seu gato, consulte seu veterinário imediatamente. Lembre-se também de que a ausência de um sinal não significa que seu gato não sente dor.
Esses sinais certamente podem ajudar veterinários e responsáveis por gatos a avaliar melhor o estado de dor dos gatos sob seus cuidados.
Contudo possa ser bastante fácil reconhecer a dor intensa, é muito mais difícil detectar a dor de baixo grau.
Os critérios acima são um ótimo começo. Contudo, esta pesquisa irá desencadear mais estudos para nos ajudar a avaliar a dor leve em gatos e também para garantir seu bem-estar.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, certamente sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.
Sintomas relacionados:
Não comer
Claudicação
Lambendo
Dificuldade em urinar