Diabetes em Cães
Você sabia que algumas autoridades consideram que 1 em cada 100 cães que atingem 12 anos de idade desenvolve diabetes mellitus 1 ?
O diabetes mellitus (DM) é um problema hormonal em que o pâncreas não produz insulina suficiente, o hormônio que ajuda a empurrar o açúcar (“glicose”) para as células do corpo.
Sem a insulina, as células do corpo estão famintas de açúcar; infelizmente, isso estimula o corpo a produzir mais e mais açúcar (na tentativa de alimentar as células).
É por isso que o açúcar no sangue do seu cão é tão alto (o que chamamos de “hiperglicemia”) com diabetes mellitus.
Sem insulina, o açúcar não pode entrar nas células; portanto, por que você precisa dar insulina ao seu cão com uma seringa minúscula duas vezes por dia.
Em cães, este é uma doença que pode ser cara de tratar e requer insulina duas vezes ao dia, além de visitas veterinárias frequentes pelo resto da vida do seu cão.
Então, como você sabe se o seu cão tem diabetes? Os sinais clínicos de diabetes mellitus em cães incluem:
Beber em excesso
Micção excessiva
Acidentes urinários em casa
Urina diluída
Sobrepeso ou obesidade
Perda de massa muscular
Apetite voraz
Infecções freqüentes do trato urinário
Fraqueza
Casaco de cabelo despenteado ou pobre
Cegueira secundária a catarata
Neuropatias (problemas nervosos)
À medida que seu cão envelhece, vale a pena conversar com seu veterinário sobre exames de sangue para garantir que seu cão esteja saudável.
Este exame de sangue ajudará a descartar problemas nos rins e fígado , anemia, infecções , problemas com eletrólitos e diabetes mellitus.
Segundo a Clínica Veterinária em Santo André, quanto mais cedo você reconhecer os sinais clínicos, mais cedo seu cão poderá ser tratado com insulina e menos complicações ocorreremos.
Portanto, se você notar algum dos sinais acima, procure um veterinário imediatamente.
Agora, continue por 5 razões importantes para testar seu cão para diabetes:
1. Seu cachorro viverá mais
O diabetes mellitus pode reduzir a vida do seu cão, pois podem ocorrer complicações e infecções secundárias.
Com diabetes, o corpo é imunossuprimido e tem maior probabilidade de desenvolver complicações diabéticas que causam danos a longo prazo ao seu cão.
2. Seu cachorro poderá ter problemas de visão
Você sabia que a maioria dos cães com diabetes acaba ficando cega de catarata ? Mesmo em cães diabéticos bem controlados,
o excesso de açúcar no corpo pode ter efeitos secundários nas lentes do olho; faz com que mais água aflua para a lente, o que atrapalha a nitidez da lente.
Como resultado, ocorre a formação de catarata, resultando em eventual cegueira e inflamação secundária em ambos os olhos.
Embora a cirurgia de catarata possa (e, idealmente, deva) ser realizada, ela pode ser cara.
3. Você economizará muito dinheiro
O tratamento para diabetes mellitus inclui tratamento com insulina duas vezes ao dia, seringas de insulina, dietas prescritas e viagens veterinárias frequentes para exames de sangue. Além disso, como os cães diabéticos não podem ficar sem a insulina, pode significar contratar pessoas para tratar seu animal de estimação enquanto você estiver de férias.
4. Você terá menos acidentes urinários em casa
Um dos maiores sinais de diabetes mellitus não controlado é o consumo excessivo, a micção e os acidentes urinários em casa. Por causa da hiperglicemia, os cães também correm um risco aumentado de infecções do trato urinário, causando estragos no tapete. Quanto mais cedo você puder tratar o seu cão com insulina e controlar ou regular o diabetes, menos ele beberá e urinará, deixando-o mais confortável também!
5. Você terá mais paz sabendo que seu cão é saudável
Como veterinário e proprietário de cães, quero garantir que meu cão seja o mais saudável possível. Você já deve estar conversando com seu veterinário sobre vacinas a cada ano em um cão com mais de 7 anos de idade ; Em seguida, converse com seu veterinário sobre a realização de um exame anual e exames de sangue de rotina também . O problema será resolvido mais cedo, para que você possa ter certeza de que seu cão terá uma vida mais longa, feliz e saudável!
Ter um animal de estimação diabético também é um grande compromisso, pois exige pais dedicados que possam dar injeções de insulina duas vezes ao dia. Cuidar de um cão diabético exige visitas frequentes ao veterinário para regular o açúcar no sangue. Dito isto, os cães podem viver com diabetes por anos com os devidos cuidados e tratamento. Em caso de dúvida, monitore seu cão cuidadosamente quanto a sinais de diabetes e procure atendimento veterinário o quanto antes para ajudar a testar esse problema sempre crescente!
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.
Comment (1)
Como endocrinologista veterinária, eu percebo como muitos tutores são inadvertidamente ingênuos quando olham para os sintomas dos seus cachorros com fortes sinais de diabetes. Eles acham que eles apenas estão comendo demais ou de menos, ou com mais ou menos sede. É importantíssimo este trabalho de explicar aos tutores os sintomas da diabetes para que eles busquem atendimentos como esse.