Giárdia em Gatos
Giárdia é um parasita microscópico que causa a doença conhecida como giardíase. Giárdia é contagiosa. É encontrado em superfícies contaminadas, no solo ou em alimentos ou água que foram contaminados com fezes (cocô) de seres humanos ou animais infectados.
O que os cistos de giardia podem fazer com gatos?
A giardíase em gatos , embora menos reconhecida do que em cães , é contagiosa.
É transmitida nos gatos da mesma forma que nos cães: ingerindo os “cistos” infecciosos, eliminados por outro animal no cocô. Os cistos de Giardia são o principal meio de transmissão de um host para outro.
Quais são os sinais de giardia em gatos?
Nem todos os gatos infectados com Giardia ficam doentes e os gatos podem transportar o organismo por vários anos – transmitindo-o a outros gatos – sem nunca mostrar sinais clínicos.
Pode ser um problema sério em gatis, abrigos e algumas residências com vários gatos.
Quando os gatos bebem do mesmo local, a giardia é um risco, portanto sempre cuidados são necessários.
Os sinais clínicos da giardia são gastrointestinais e incluem:
Diarreia
Excesso de gás
Muco nas fezes
Náusea e vomito
Os sinais podem persistir por algum tempo e resultar em perda de peso.
Como a giardia é diagnosticada e confirmada em gatos?
Certamente é importante ficar de olho na caixa de areia do seu gato . Se você notar algum dos sintomas listados acima, não hesite em trazer o seu gato para ver o veterinário.
Seu veterinário pode suspeitar de giardia com base apenas na diarréia.
Os cistos também podem ser vistos sob um microscópio a partir de uma amostra de cocô recém-coletada.
Como os cistos são espalhados apenas de forma intermitente, várias amostras diferentes podem precisar ser examinadas para confirmar a infecção . Embora a visualização direta do parasita seja possível, ela nem sempre é diagnóstica, porque o organismo é transmitido intermitentemente.
Contudo um teste que seu veterinário pode realizar é chamado de teste “SNAP”. É muito preciso e muitas vezes considerado juntamente com exames diretos de fezes.
Como a giardia é tratada em gatos?
Infelizmente, atualmente não existem medicamentos aprovados para gatos no tratamento de infecções. No entanto, os sintomas podem ser tratados, e isso fará uma grande diferença quando se trata de como o seu gato se sente. Pode ser difícil eliminar um animal de infecções, mas pergunte ao seu veterinário qual o procedimento recomendado para dar ao seu gato a mais alta qualidade de conforto.
Prevenção de giardia em gatos
Como não há vacina preventiva disponível, o único método de prevenção é evitar a exposição. Você deve manter seu gato dentro de casa e longe de áreas contaminadas pela fezes de outros animais.
Como em outros parasitas do sistema digestivo, a prevenção da disseminação da Giardia concentra-se em testar e tratar gatos com sinais e usar medidas sanitárias para reduzir ou matar os organismos no ambiente.
Portanto se você tiver motivos para acreditar que seu espaço encontrou cistos de giárdia, aqui estão algumas dicas:
Soluções de compostos de amônio quaternário são eficazes contra Giardia. (Siga todas as instruções de segurança ao usar esses produtos e mantenha os animais fora da área por vários dias.)
Cistos infecciosos podem grudar no pêlo do seu gato. Mantenha sempre eles com higiene em dia, principalmente na região perianal.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, sempre visite ou ligue para seu veterinário – eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.