Calopsita
A calopsita, aquela ave de topete loirinho e bochechas com “blush” é muito simpática e possui algumas peculiaridades próprias da espécie.
Se você tem uma como bichinho de estimação, sabe o quanto é divertido conviver com essa espécie! E para deixar você ainda mais por dentro de cada característica, falaremos sobre fatos curiosos dessas pequenas amiguinhas penosas.
Fique de olho para saber mais!
E o primeiro fato curioso das calopsitas é a crista, ou topete! O humor da calopsita é facilmente percebido graças aos movimentos da crista, que pode demonstrar euforia ou se está assustada quando estão altas ou se está tranquila quando estão baixas.
Divertido não é mesmo?
Somos apaixonados pelos pets e cuidamos de todos eles!
A calopsita, além de comunicar algumas emoções pela crista, também são animais fiéis. A fêmea dessa espécie pode esperar por anos até encontrar o parceiro ideal, por isso são consideradas aves monogâmicas, ou seja, que permanecem com o mesmo parceiro a vida inteira.
E não é fácil este processo, pois a fêmea é bastante seletiva e exigente na hora da escolha!
Outro fato curioso é que a calopsita não pertence à fauna brasileira. Sim! Calopsitas são australianas e vieram para o Brasil como animais de estimação. Por isso são animais que não podem ser misturadas com os demais animais da nossa fauna.
Você sabia que a calopsita pode aprender pequenas palavras e repeti-las?
Isso mesmo! Elas são capazes de assobiar e até mesmo aprender palavras novas.
E diferentemente dos machos, as fêmeas podem cantar. Assim como os papagaios, as calopsitas podem ser condicionadas na fala.
As calopsitas possuem algumas manchinhas nas penas e estas podem sumir com o tempo, principalmente em época de reprodução, por causas alterações hormonais ou se o bichinho está estressado, cansado.
Geralmente as manchas ao redor dos olhos, nuca e face são as que desaparecem com o tempo. Fique de olho se seu pet está precisando de acompanhamento veterinário ou se é apenas uma fase. Todo cuidado é sinal de amor!
Assim como outros pets, as calopsitas precisam ser treinadas para ser dóceis. Como é um animal criado em cativeiro, a convivência com humanos precisa acontecer até o primeiro ano de vida dela para que o animal se sinta confortável com seu tutor. Para isso, é importante passar mais tempo com o bichinho, manter um diálogo e um contato constante para que se acostume com a convivência.
A calopsita, sendo uma ave bastante expressiva, também consegue demonstrar quando está cansada ou com preguiça. Como? Bocejando!
Isso mesmo, bocejando.
Inclusive é algo que elas fazem com frequência!
Geralmente animais de estimação têm um tempo de vida previsível. Contudo, as calopsitas possuem uma expectativa média de 10 a 20 anos de vida. Isso, é claro, se forem cuidadas conforme suas necessidades.
Se estiverem no habitat natural, essa ave pode viver por até três décadas ou mais!
Outra curiosidade sobre essas pequenas aves simpáticas é que elas podem sonhar e ter até mesmo pesadelos. Isso pode acontecer devido a sombras, barulhos excessivos ou insetos maiores que podem assustar enquanto dorme.
Então, se você tem uma calopsita em casa, o ideal é manter a gaiola em local tranquilo e coberta durante o período noturno, para que ela entenda que é hora de dormir e, também, para não sofrer como terror noturno!
Quando se trata de alimentação, existe uma preocupação muito grande pelo tutor de uma ave. As calopsitas gostam de variedade, por isso é importante sempre ter alimentos frescos e de boa qualidade, como ração, mix de sementes, legumes, verduras e frutas.
Já a quantidade, quem vai definir é um veterinário especializado, mas também é interessante levar em consideração as vontades da ave. Sim! Ela mesma vai selecionar o que gosta mais e em qual quantidade. Por isso, se perceber que algo não agradou, não force e ofereça outro item com autorização do Veterinário.
Apesar de termos visto que a calopsita gosta de variedade na hora da alimentação, é importante lembrar que alguns alimentos podem ser perigosos e não devem ser acrescentados em sua dieta.
Fruta como abacate não é recomendado dar para calopsitas, assim como não é qualquer semente de fruta que atende à necessidade da sua amiguinha. Pesquise em lojas especializadas quais os mixes de sementes possíveis de serem ingeridas e invista em produtos de qualidade.
Outros itens como feijão, temperos e doces não são nada recomendados e podem ser extremamente perigosos.