perda de peso em felinos

Gato Castrado – Conheça mais sobre o assunto

Ter um gato castrado pode ser bastante positivo quando se fala em comportamento felino. Os gatos castrados possuem mudanças fisiológicas e comportamentais que devem ser observados.

 

Um gato macho que não é  castrado pode ocasionar  alguns problemas, não só no lar do tutor , mas também nos arredores.

Esses animais podem se meter em vários confrontos físicos com outros gatos , marcam  território com urina de cheiro forte e causam diversos outros problemas.

O procedimento de castração se trata da intervenção do médico veterinário fazer a remoção dos testículos do animal de forma totalmente segura.

È muito comum essas animais não castrados, ficarem fora de casa por bastante tempo.

A testosterona se trata de um hormônio presente no gato macho, que faz o mesmo ter comportamento agressivo e enérgico.

A testosterona é um hormônio produzido pelos testículos . Após a remoção dos testículos o gato passar não ter mais efeito do hormônio.

 

O que muda na saúde do gato ?

Após a remoção dos testículos, o mesmo passa a ficar mais sonolento , menos ativo podendo ganhar peso e pelagem maior. Portanto é muito importante ficar de olho na saúde do animal.

Um gato castrado passa a ficar mais calmo, não se metendo em brigas com outros gatos e também frequentando menos a rua . Portanto a chance do gato sofrer acidentes e se machucar é bem menor.

A expectativa de vida de um gato castrado chega a ser de 15 a 17 anos. Enquanto gatos não castrados podem chegar até 10 anos de idade segundo as estatísticas.

Além disso através da castração o gato passa a não ter nenhuma possibilidade de ter câncer de testículo.

É interessante oferecer uma ração específica para gatos castrados e deixar que o médico veterinário faça o seu acompanhamento nutricional. Assim, as chances do animal se tornar obeso são minimizadas e também ajuda a evitar cálculos renais.

 

Mas afinal o procedimento de castração é seguro ?

Sim o procedimento de castração realmente é seguro, o médico veterinário será capaz de avaliar a saúde do animal antes de fazer o procedimento e fazer o uso de anestésicos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *