Papilomatose Canina, conheça mais a doença

A Papilomatose Canina é uma patologia  contagiosa causada por vírus do gênero Papilomavírus.

Assim como os humanos, os nossos animais também estão expostos a diversos tipos de agentes infeciosos, portanto um cãozinho também pode ser acometido por diversos tipos de patologias.

Se trata de uma patologia com fundo neoplásico que conta com  o  aparecimento de papilomas, os quais são considerados tumores  de pele benignos.

È importante lembrar, que a papilomatose canina , se trata de uma doença que só pode ser adquirida e transmitida por cães, portanto humanos e outros animais não são infectados.

As verrugas aparecem como uma cabeça de couve-flor  nas seguintes áreas:

  • focinho;
  • perto dos lábios;
  • gengiva;
  • garganta do cão.

Como acontece a transmissão da doença?

Quando um cão que não tem a doença entra em contato com um cão portador do vírus, ele pode ser infectado diretamente  ou indiretamente através do contato com secreções como: sangue dos papilomas de outros animais infectados, e até mesmo a saliva.

Muitas das vezes o contato direto ocorre quando um cão tem contato com o outro, o contato indireto ocorre quando o animal tem contato com os fluídos no ambiente que o cão infectado esteve presente.

Os cães com imunidade baixa certamente podem ser infectados com mais facilidade, e também podem ter mais complicações da doença.

Sinais e sintomas da doença

Os sinais e sintomas variam de acordo com o local que o papiloma aparece, quando o papiloma aparece na boca por exemplo, é possível notar dificuldade para a mastigação além da salivação em alta quantidade do animal.

Em outras áreas é possível observar uma estrutura irregular em forma de couve-flor, podendo ser bem aparente até mesmo em longas distâncias.

O importante é que ao notar qualquer tipo de alteração no animal, o médico veterinário deve ser procurado imediatamente.

As complicações também podem ser bem comuns, justamente pelo fato dos papilomas sofrerem infecções secundárias!

 

Tratamento do papiloma vírus

O tratamento do papiloma vírus pode variar de acordo com a  gravidade da doenças:

  1. Em alguns casos pode ser indicados antibióticos e antiflamatórios para o tratamento de infecções secundárias;
  2. A quimioterapia também pode ser indicada em casos mais graves da doença;
  3. O tratamento com vacinas criadas a partir do papiloma, também é bastante efetivo. As vacinas podem ser aplicadas diretamente nas verrugas dos animais.
  4. Existem casos que os papilomas devem ser removidos de forma cirúrgica, para que não afete a qualidade de vida do seu animal de estimação.
  5. O animal deve ser sempre acompanhado com os exames necessários para verificar a evolução da doença

    Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.

    Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.

    Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.

    Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

    Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

     

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *