Cachorro estrábico, conheça mais sobre o problema
Você já reparou em cães que têm um olhar “torto” e se perguntou se isso é preocupante? O estrabismo em cães é uma condição que, embora possa parecer charmosa para alguns, exige atenção especial. Hoje, vou explicar o que causa esse desvio ocular, quais raças são mais afetadas e como tratar, garantindo a saúde e a qualidade de vida do seu pet.
Um cachorro estrábico certamente pode trazer muitas dúvidas para tutores de cães em geral.
Os cães são animais que apresentam um olhar apaixonante, isso porque os caninos são animais que apresentam total afeto com os seus donos.
Um cachorro estrábico na maioria das vezes pode trazer preocupações para os donos dos peludos, porém muita das vezes alguns tutores acham até charmoso esse modo diferente de olhar.
Como todos sabemos os problemas oftalmológicos são cada vez mais comuns na vida desses animais, ainda mais em algumas raças específicas.
A boa notícia é que hoje em dia existem especialistas em oftalmologia veterinária que são capazes de realizar diversos tipos de tratamentos e procedimentos oculares.
O estrabismo em cães é uma condição que envolve o desvio ocular, ou seja, os olhos não permanecem alinhados na mesma direção. Algumas raças são mais predispostas a isso, como Pug, Shih-tzu ,Bulldog Francês e Shar Pei . Todos esses animais apresentam estruturas anatômicas parecidas.
Qual a causa do estrabismo em cães?
Quando o animal apresenta algum tipo de problema neurológico o mesmo pode ter o tipo de problema. O estrabismo é causado quando o sistema nervoso não consegue controlar a musculatura dos olhos que os deixam simetricamente alinhados.
Existem algumas causas que podem levar ao problema:
- Problemas degenerativos do sistema nervoso;
- Traumas na cabeça;
- Traumas no rosto;
- Tumores na cabeça;
- Síndrome vestibular canina.
Um cão pode viver bem com o estrabismo?
Dependendo do grau da doença, o cão pode sim ter a sua vida normal e se adaptar perfeitamente ao ambiente que ele vive.
Em caso de desvios oculares mais graves o cão pode sim ter a sua qualidade de vida afetada, e muita das vezes necessita de apoio de um profissional capacitado.
Como é o tratamento do estrabismo em cães?
O diagnóstico da patologia pode ser feita através do exame clínico, logo em seguida o médico veterinário pode solicitar os exames oftalmológicos necessários para resolver o problema.
A cirurgia pode ser indicada caso o animal venha ter dificuldade nas suas atividades normais. O grau da doença deve ser avaliado diretamente por um médico veterinário especialista no assunto.
O médico veterinário oftalmologista será capaz de fornecer o melhor tratamento possível para o seu animal, trazendo técnicas cirúrgicas capazes de resolver o problema com total segurança.
Hospital Veterinário Saúde – Cuidando com competência e dedicação do seu Pet.
Seja qual for a necessidade do seu pet, o Hospital Veterinário Saúde estará pronto para atende-lo.
Somos um Hospital Veterinário com autoridade no mercado, contamos com diversos profissionais especializados para atender o seu animal com total conforto e dedicação.
Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos
O estrabismo em cães é uma condição oftalmológica caracterizada pelo desalinhamento dos olhos, sendo comum em raças como Pug, Shih-Tzu e Bulldog Francês. Pode ter origem neurológica, traumas ou até doenças degenerativas. Em casos leves, os cães podem levar uma vida normal, mas graus mais severos exigem acompanhamento profissional. O diagnóstico é feito por um veterinário oftalmologista, que pode recomendar exames ou até cirurgia, se necessário. O cuidado precoce e adequado é essencial para garantir o bem-estar do seu pet.
Saiba mais sobre
O que é o estrabismo em cães? É o desalinhamento dos olhos, onde eles não permanecem na mesma direção, comum em algumas raças.
Quais são as causas do estrabismo em cães? Pode ser causado por problemas neurológicos, traumas na cabeça ou rosto, tumores ou síndrome vestibular.
Todas as raças estão suscetíveis ao estrabismo? Não, raças como Pug, Shih-Tzu, Bulldog Francês e Shar-Pei têm maior predisposição devido à sua anatomia.
O estrabismo afeta a qualidade de vida dos cães? Em casos leves, os cães se adaptam bem. Em casos graves, pode comprometer a qualidade de vida, exigindo tratamento.
Como é feito o diagnóstico do estrabismo em cães? É realizado por um veterinário com exame clínico e oftalmológico para determinar a gravidade.
O estrabismo em cães tem cura? Dependendo do caso, tratamentos como cirurgia podem corrigir o problema com segurança e eficácia.