Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.
Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos
Cão cego , saiba como cuidar da forma certa
O cão cego certamente pode ser um grande desafio para os tutores
Assim como os humanos os cães também podem ficar cegos devido a uma diversidades de situações. A catarata por exemplo se trata de uma patologia muito comum que pode comprometer a visão do animal.
Não só as patologias comuns podem comprometer a visão do cão, os traumas e acidentes também são bem comuns em clínicas veterinárias.
O grande desafio dos tutores está em adaptar a vida do animal com o seu novo estado de saúde comprometido.
Pensando no assunto, resolvemos criar esse artigo para facilitar a vida dos tutores que estão passando por essa situação.
Como dar uma melhor qualidade de vida para seu cão cego ?
A seguir separamos algumas dicas para melhorar a qualidade do animal do ambiente domiciliar e em outras situações.
Cuidados com os móveis
Manter os móveis no lugar certamente se trata de uma atitude bastante interessante para manter o animal orientado dentro do ambiente domiciliar.
Assim como os humanos, o cão cego acaba decorando os atalhos necessários para se locomover dentro de casa. Além disso o animal pode esbarrar em móveis em lugares desconhecidos podendo se ferir.
Tapetes merecem atenção
Os tapetes anti-derrapantes estão sendo os mais indicados para quem tem um cão cego em casa. Os tapetes comuns certamente podem causar acidentes para o animal.
Use guias curtas no animal
As guias curtas são de total importância para manter o cão orientado e próximo ao dono, evitando que o animal percorra longas distâncias evitando acidentes.
A identificação do animal é muito importante
Manter coleiras com identificação é muito eficiente para encontrar o animal em caso ele se perca. A identificação do animal com o telefone do tutor certamente ajuda na segurança do seu cãozinho.
Aborde o cão cego com mais calma
Apesar dos cães terem o olfato bastante aguçado, abordar o animal com mais calma é muito importante para não assustar o animal.
Um cão cego pode se comportar de forma agressiva caso seja abordado de qualquer forma, até mesmo pelo dono.
Avise as pessoas que o cão o cego
As pessoas precisam saber que o cão apresenta deficiência, assim o convívio se torna bem mais saudável. Um cão cego como falado anteriormente, necessita de uma abordagem especial além dos outros cuidados necessários.
O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.