Castração de cachorros e gatos
O que é a castração?
Castração de cachorros e gatos é um tema bastante relevante !
Grave isso: castrar é cuidar.
Muitas pessoas pensam que ao castrar seu cachorro você está o punindo ou o impedindo de viver momentos felizes, mas isso é falso! Na verdade, quando você castra seu pet você está o ajudando a não passar por problemas futuros, você está o ajudando a prevenir problemas de saúde graves do futuro.
Veja também : Hospital Veterinário 24 horas
Os machos podem ser castrados entre 7 a 10 meses e a partir de 4 meses para as fêmeas.
Para entender melhor como como funciona, abaixo listamos alguns pontos importantes para sabermos mais sobre o tema.
castração em cachorro
Quando falamos das fêmeas, o principal ponto a levarmos em consideração da castração é que, castrando-as antes ainda do primeiro cio, diminui mais de 80% as chances de ela não desenvolver câncer de mama.
Já nos machos, eles não sentirão desejos tão grandes de ir atrás das fêmeas, evitando assim as fugas e os atropelamentos também.
A castração está ligada no cuidado com o cachorro, seja ele fêmea ou macho, sempre o importante é cuidar e preservar de possíveis problemas.
castração em gato
Do mesmo modo que a castração em cachorros é pensando no cuidado deles, para os gatos é a mesma coisa.
Um procedimento simples e rápido, que vai ajudar com que seu gatinho previna doenças futuras e tenha uma vida mais saudável com você sem complicações.
No caso dos felinos, é recomendado que a castração aconteça entre 6 a 8 meses de vida, mas isso varia muito do peso, tamanho etc. O ideal é procurar um veterinário responsável e capacitado no assunto para tirar essas dúvidas vendo o felino e tendo mais certeza dos tempos e cuidados pré e pós operatório.
Meu pet sente dor quando castrado?
E importante fazer corretamente o pré operatório para auxiliar tanto na condução da cirurgia quanto no pós, pois como toda cirurgia, o pós operatório incomoda um pouco sim, tanto em cachorros quanto em gatos, e é por isso que de acordo com o peso e tamanho dos pets o veterinário deverá passar um analgésico para amenizar o incomodo. Mas no geral, é como uma cirurgia em humano: cuidando no pré e seguindo todos os passos importantes do pós, nada de se preocupar; tudo é sempre pensando no bem e na longa vida pela frente dos pets.
Por que ele fica triste quando castramos?
Isso é mito. Tanto os cachorros quanto os gatos não ficam tristes quando castrados, eles ficam até mais dóceis na maioria dos casos, e com o passar dos dias eles brincam normalmente ou até mais que antes.
Algumas pessoas falam que os pets ficam tristes porque logo nas primeiras horas do pós cirúrgico eles ficam quietinhos no cantinho deles e não querem comer. Isso é normal no primeiro dia e faz parte do pós!
Não force o pet comer, deixe que aos poucos ele comerá. Deixe um cobertor ou a casinha bem quetinha pra ele, ele vai procurá-la. Isso é normal, e ele não fica triste… é fase de recuperação. Logo ele ficará 100%!
Qual a melhor época e idade para castrar?
Como falamos acima, não tem muito um padrão… vai depender muito da raça, do tamanho, do peso… mas cachorros fêmeas podem perto dos 4 meses e os machos entre 7 a 10 meses. Não é uma regra, é uma média no qual vemos bastante acontecer, mas é sempre bom procurar antes de qualquer coisa um bom profissional, para tirar todas as dúvidas em específico para seu pet pelo tamanho, peso e raça.
Vantagens e desvantagens da castração
A maior vantagem de todas é que, castrando o seu pet ele ficará mais caseiro, ficará mais dócil, ajudará no controle populacional também, uma vez que não teremos perigo algum caso algum pet nosso fuja de casa para “namorar” e acabe voltando com cachorrinhos na barriga ou, no caso do macho, deixando cachorrinhos com outra cachorrinha, além de uma grande chance de prevenção de doenças como câncer de mama, por exemplo.
Apesar de prevenir muito as doenças quando se castra, também o pet também ficará com propensão a dois tipos de câncer, o osteossarcoma que atinge os ossos e hemangiossarcoma, que atinge os vasos sanguíneos.
Mitos e Verdades da castração
Só posso castrar meu cachorro após a primeira cruzada dele. MITO.
Quando castramos estamos prevenindo doenças futuras. VERDADE.
O cachorro fica triste e desanimado o resto da vida. MITO.
Mesmo que pareça que não, a castração é uma prova de amor para meu pet. VERDADE.
Quando eu castrar meu gato, ele fugirá de casa quando de recuperar. MITO.
Castrar tem riscos, mas não castrar tem mais riscos ainda. VERDADE.
quanto tempo para a recuperação?
Os cachorros e os gatos tendem a se recuperarem muito rápido, mas é sempre bom ficar de olho no local da cirurgia, pois o aparecimento de algum caroço na região pode ser normal nos primeiros dias, por isso é tão necessário o acompanhamento com um veterinário, pois pode ser apenas a cicatrização, ou pode ser algo um pouco mais sério.
qual alimento deve comer pós castração?
Essa parte é muito específica, não tem como dizer a forma certa pois varia de casos para casos. Após a castração, não force o cachorro ou o gato a comer pois, devido a castração, ele pode sentir enjoo e até vomitar. Falta de apetite faz parte desse primeiro momento, então não force uma comida nem a água. Deixe que no tempo dele ele comerá tranquilamente.
proteção pós castração: colar elizabetano.
Por último, mas não menos importante, vamos lembrar que em todo o processo de pós cirúrgico os pets deverão ficar com o colar elizabetano (ou o abajur, como preferir chamar rsrsrs) durante um tempo mínimo. Ele serve para que o pet não coce ou coloque a boca na ferida do corte que está em cicatrização. É mais uma proteção para ele para evitar problemas.
É normal ele se sentir desconfortado com isso, pois ele tentará se cocar e lamber e não conseguirá, e ele não entende que precisa. Mas nós, como responsáveis por eles, precisamos deixar, mesmo que incomode um pouco. Precisamos dar o máximo de atenção aos detalhes possíveis.
Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram!
E se precisar, venha até nós!
Tags: